Pela quarta vez, em pouco mais de uma semana, a Escola Estadual Emílio Ramos Pinto foi invadida e teve seus mantimentos destinados à merenda escolar furtado. No começo da manhã dessa segunda-feira, 3, os funcionários da escola perceberam que o local fora arrombado novamente. A Polícia Militar (PM) e a Perícia Técnica da Polícia Civil foram acionadas e compareceram ao local.
De acordo com as informações obtidas pela reportagem, havia sinais de que os ladrões tentaram entrar em uma sala de aula pela janela, pois a grade estava danificada. Da despensa, os autores levaram praticamente todos os alimentos que foram repostos na última sexta-feira, 31, após os três furtos daquela semana. A porta da sala onde ficam guardados os instrumentos musicais da fanfarra também havia sido arrombada, mas não houve confirmação de que algum instrumento tenha sido levado.
Em nota da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Leopoldina informou que devido ao furto da última sexta-feira na mesma escola, que a Secretaria de Estado de Educação liberou recursos para as Caixas Escolares comprarem sistema de alarme com câmeras de segurança, para tentar minimizar furtos e roubos nas escolas estaduais.
O diretor educacional da SRE, Sidilúcio Ribeiro Senra, lamentou que os atos de vandalismo estivessem superando as medidas de segurança adotadas. Ainda segundo a nota da SRE, “a direção da Escola Estadual Emílio Ramos Pinto tem registrado todas as ocorrências. A Polícia tem realizado seu trabalho arduamente. Mas o desafio é imenso. Com incessante busca de soluções para este desafio, a Secretaria está implementando o sistema de registro de violência nas escolas estaduais, com o objetivo de adotar medidas específicas”, concluiu.
Colaboração: O Vigilante Online