DESFAÇA-SE DIARIAMENTE DO INÚTIL

Não são poucas as pessoas que acumulam bem materiais. Compram um celular novo e guardam o velho. Uma TV nova e guardam a velha. No final um armário ou às vezes um cômodo da casa repleto de coisas inúteis. Existem mesmo aquelas coisas que sequer possuem mais função na vida moderna. Mas estão ocupando lugar na casa.

Quantas coisas existem sem utilização e quantas pessoas existem precisando delas? As coisas materiais não devem ser acumuladas, mas substituídas. Se você comprou um novo par de sapatos e não ira mais usar o antigo faça dele uma doação, ao invés de guardá-lo.

Permita que o bem material desempenhe o seu papel, seja útil a alguém já que é inútil para você. Da mesma forma a mesa de papéis: organize-a diariamente. Encare as tarefas, execute-as e descarte os papeis inúteis. Quantas pessoas existem com o hábito de acumular papel e tarefas sobre a mesa. É preciso que a limpeza seja feita diariamente. Não deixe acumular, pois isso gera desorganização.

Veja-se diante de papeis: resolva o que se acha pendente e, logo após, decida o que deve ser arquivado e o que deve ser descartado. Arquive ou descarte, conforme o caso. Mas nunca descarte nada sem verificar,antes, se alguém aguarda seu retorno. Essa organização exterior contribui substancialmente para a harmonia interior. Você sabe o que fez, o que tem a fazer e onde estão as coisas. Se existem tarefas pendentes com prazo determinado anote-as. Isso permite uma maior liberdade ao seu cérebro, pois, de antemão, já existe a definição do momento determinado de executar a tarefa.

Além de se organizar, no mundo exterior, é também importante que, interiormente, você se organize. Administre seu tempo livre. Reserve tempo para você, para suas reflexões e lembranças. Reserve tempo para a sua família e o seus amigos. Programe com antecedência as suas merecidas férias. Vida programada e organizada, sem muitas intercorrências tem melhor qualidade.

Mas, se de um lado pregamos a organização, de outro, é importante, vez em quando, quebrar essa rotina, emprestando à vida um pouco de imprevisão, nos momentos de lazer. Decida de repente e vá àquele lugar que nunca foi e nem cogitou de ir, diga palavras que nunca disse às pessoas queridas, experimente aquela nova comida ou prato, que não conhece. Dê um pouco de espaço ao desconhecido e atreva-se a enfrentar o novo.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.