Quando se inicia o projeto de uma residência, existem alguns desejos que são quase unanimidade, representando onze entre cada dez pedidos: closet, cozinha americana e piscina. Esses são verdadeiros sonhos de consumo daqueles que querem construir sua casa própria.
Por outro lado, tenho que confessar aqui o sonho de consumo de grande parte de nós arquitetos: poder projetar um closet impecavelmente deslumbrante, uma cozinha de revista e uma piscina de tirar o fôlego.
Entretanto, entre a aspiração e o concreto existe um elemento fundamental a ser observado: o desenvolvimento de um projeto de bom gosto e realista.
Um closet tem que ser deslumbrante, mas também funcional, pois no dia a dia não dá para guardar as roupas dispostas em tons pasteis e degradê como nas fotos.
A cozinha tem que ser de revista, mas também prática, pois as de revista não sofrem com a gordura ou a bagunça cotidiana.
E, finalmente a piscina… se ela estiver tirando o fôlego, no sentido literal, é bom colocar um salva vidas à disposição.
O bom arquiteto, mais do que desenhar uma piscina maravilhosa, tem que saber extrair do cliente se ela realmente será utilizada ou se servirá apenas de peça de decoração. Terá que descobrir os hábitos do usuário e qual a finalidade desse equipamento. Terá que, em últimos casos, jogar um balde de água fria, ou até mesmo uma piscina de água fria, nos sonhos e falar que é muito provável que o melhor a se fazer nesse projeto específico é não construir a piscina.
Mas, constatando-se que ela realmente se encaixa no seu estilo, aí a parceria com o arquiteto é fundamental. Dessa forma, você provavelmente mergulhará em um mundo de possibilidades que podem ir além dos sonhos.
Piscina ou aquário
A utilização de vidros nas piscinas, seja como simples visores ou em fechamentos completos, aliam o inusitado ao sofisticado. Sua instalação é feita juntamente com a concretagem e demanda cuidados especiais e empresas especializadas.
Raia
A piscina raia é um excelente recurso para quem tem pouco espaço no terreno. Pode ser encostada no muro dos fundos e permite, ainda, que se dê umas boas braçadas. Ideal para quem gosta de se exercitar na água.
Borda infinita
Essa piscina deslumbrante fica no Hotel Viceroy Bali, situado nas montanhas de Ubud. A borda infinita dá a impressão visual de queda livre para o vale.
O segredo
O segredo para esse efeito visual é fazer a borda oposta mais baixa do que as demais, por onde a água escorrerá permanentemente, sendo coletada por uma calha externa e recalcada por uma bomba.
SPA
Os SPAs, além de criarem belas composições estéticas nas piscinas, podem receber bicos de hidromassagem para atender aos adultos em momentos de relaxamento e, também, constituírem um espaço seguro para as crianças. São, ainda, mais fáceis de serem aquecidos em função do seu menor volume de água.
Deck molhado
Que tal estar dentro da água, sem se molhar e tomar um banho de sol ao mesmo tempo? O deck molhado, ou prainha, permite que se coloquem cadeiras espreguiçadeiras sobre a água, criando um espaço agradável e de relax total.
Profundidade ideal
Há uma profundidade ideal para cada tipo de uso. Conheças-as no infográfico acima.
Para mais informações:
www.argusarquitetura.com.br | facebook.com/argusarquitetura