A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora firmaram na manhã dessa segunda-feira, 27, convênio para realização de estágio curricular para alunos da graduação em Medicina da Universidade e residentes em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa e no Hospital Universitário (HU).
Durante a cerimônia na qual foi formalizada a parceria, o reitor da UFJF, Marcus Vinícius David, ressaltou a relevância do convênio. “É com muita satisfação que celebramos este convênio, especialmente em função da importância histórica da relação entre a UFJF e a Santa Casa, duas instituições respeitadas na cidade e na região, com muito potencial, inclusive, para novas parcerias”.
A avaliação é compartilhada pela diretora da Faculdade de Medicina da UFJF, Maria Cristina Vasconcellos Furtado, que também esteve presente à cerimônia de assinatura. “Trata-se de um convênio muito relevante no sentido da inserção dos nossos alunos da graduação e da pós-graduação em nível da residência médica, nas atividades do SUS da Santa Casa. É uma entidade de existência histórica que está ligada à origem da Faculdade de Medicina da UFJF e esse retorno a essas atividades, além desse resgate histórico, nos permite neste momento a ampliação das nossas atividades, bem como a recepção dos pós-graduandos da Santa Casa no Hospital Universitário de forma a integrar os dois serviços”, explicou.
O diretor da Santa Casa, Renato Villela Loures, destacou a relevância de ambas as instituições para Juiz de Fora e região. “A UFJF é a maior instituição pública da cidade, bem como a Santa Casa é a maior empresa privada. Temos que caminhar juntos com a Universidade”, ressaltou.
O vice-diretor de Ensino da Santa Casa e professor da UFJF, Áureo de Almeida Delgado, recordou que o convênio é a retomada de uma antiga parceria.
“Fico muito feliz que tenhamos conseguido firmar este convênio, principalmente na área de ginecologia e obstetrícia na qual, no HU, ainda carecemos de avanços. Este convênio irá atender tanto aos alunos da graduação, no internato, como os da residência médica, que é de suma importância. Essa integração entre as duas instituições já ocorreu no passado e agora retorna de maneira mais forte e com um compromisso de podermos avançar e melhorar ainda mais o ensino. São as duas instituições da cidade cuidando da educação dos nossos alunos e, principalmente, formando profissionais da residência médica para atender a região da Zona da Mata com qualidade, carinho e humanidade”, concluiu.
Fonte: Assessoria/UFJF