O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) /Ebserh ampliou a unidade e em janeiro deste ano reiniciou o atendimento ao procedimento ambulatorial de assistência pré-natal de alto risco obstétrico.
De acordo com o professor titular, chefe do Serviço de Obstetrícia da UFJF e membro da Comissão Nacional de Assistência pré-natal, Tadeu Coutinho, foi necessário organizar a estrutura do serviço. “Precisávamos melhorar a estrutura física para atender melhor nossos pacientes. Tudo que fazemos está direcionado para o melhor atendimento materno, o que permite aumentar o número de pacientes que atendemos”, comentou.
O hospital atende as gestantes de Juiz de Fora e região que apresentem qualquer tipo de comorbidade, quando duas ou mais doenças são diagnosticadas no mesmo paciente, durante o acompanhamento da sua gravidez. Ele conta, também, com um ambulatório específico de Vigilância Contínua, onde as mulheres que apresentam maior risco para o feto são acompanhadas com o exame de cardiotocografia basal.
O ambulatório de infertilidade oferece assistência pré-concepcional às pacientes que tiveram abortos de repetição ou trombofilias. Ainda disponibiliza um ambulatório específico para adolescentes. Além de pré-natal de alto risco, também é oferecido à comunidade ambulatórios de baixo risco obstétrico, onde qualquer gestante pode realizar seu pré-natal com toda a assistência, conforto e segurança que o hospital pode oferecer. “É tão importante tratar de uma paciente de auto risco, mas também prevenir as patologias em pacientes que podem virar de alto risco. É fundamental trabalhar com a prevenção”, reforçou Coutinho.
O fato de o Hospital Universitário ser uma instituição de excelência em ensino e pesquisa garante a atualização científica constante do seu corpo clínico e a qualidade da assistência prestada às gestações de risco habitual e de alto risco.
Além da qualificação do seu corpo clínico e do pleno acesso aos exames rotineiros da assistência pré-natal, o serviço de obstetrícia da UFJF também disponibiliza às gestantes sob seus cuidados os exames específicos que são imprescindíveis para avaliação do bem-estar materno fetal, como ultrassonografia, dopplervelocimetria e cardiotocografia basal.
O professor de Obstetrícia da instituição, Alexander Cangussu, reforçou, ainda, a importância da mulher se preparar para uma gravidez. “A indicação que fazemos para conseguir uma boa gravidez, é que antes de engravidar a paciente procure um serviço, uma revisão pré-concepcional. É muito importante se preparar o que inclusive permite corrigir algumas falhas que na gestação talvez não seja possível”, finalizou.
O atendimento e o acompanhamento é realizado no ambulatório da unidade Dom Bosco.