Deputados querem debater projeto de assistência estudantil

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou requerimento para debater a criação do Programa de Assistência Estudantil e a atualização do sistema de cotas na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), previstas no Projeto de Lei (PL) 4.092/17, do governador. O pedido, da deputada Marília Campos (PT), foi aprovado nessa quinta-feira, 23.

O deputado André Quintão (PT) lembrou que o sistema de reserva de vagas, implantado nas duas instituições em 2004, por meio da Lei 15.259, representou um avanço nas ações afirmativas, mas apenas garantiu o acesso, sem incorporar a assistência aos estudantes atendidos. Segundo ele, há grande evasão entre os alunos cotistas, por causa das dificuldades financeiras que eles enfrentam para poder seguir as aulas.

O deputado Doutor Jean Freire (PT), ratificando o posicionamento do colega, disse testemunhar essa situação no Vale do Jequitinhonha, principalmente entre os estudantes oriundos de cidades menores que precisam se deslocar para pólos mais desenvolvidos para frequentar uma faculdade.

Fonte: Assessoria/ALMG




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.