A secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Ministério da Agricultura (Mapa) assinaram convênio para a implantação de 36 Unidades de Referência Técnica para a pecuária bovina de corte no estado. As propriedades selecionadas vão servir de modelo para outros pecuaristas e atuar como multiplicadoras de tecnologias e boas práticas aplicadas à bovinocultura de corte. Para o sucesso da metodologia é fundamental o compromisso do produtor em adotar as orientações repassadas pela assistência técnica.
Com prazo de execução até 2018, o convênio conta com a parceria da Epamig, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, e prevê, também, a implantação do centro de referência técnica e de pesquisa para a pecuária de corte, na Fazenda Experimental do órgão mineiro de pesquisa, em Pitangui. O Centro de Referência da Epamig vai gerar e compartilhar informações técnicas e de pesquisa, oferecer treinamentos e capacitações para técnicos da extensão oficial e privada, produtores rurais, estudantes de graduação e pós-graduação.
O convênio prevê, ainda, a capacitação de duas mil pessoas, entre extensionistas, técnicos e produtores em dias de campo e seminários. Esta ação vai incorporar atividades pedagógicas que dialoguem com os conhecimentos e experiências de todos os participantes.
As ações do projeto serão executadas nas regiões Noroeste, Norte e Vale do Jequitinhonha, onde a pecuária bovina assume papel de destaque na dinamização socioeconômica do Estado. Segundo o assessor técnico da Secretaria de Agricultura, Francisco Augusto Lara de Souza, o convênio valoriza a vocação do Estado para o agronegócio, além de tornar efetiva a política pública dirigida à cadeia produtiva da carne.
Fonte: Agência Minas