Juiz de Fora tem morte de macaco por febre amarela confirmada

Atualizada às 22h31 de 06 de março de 2017

A Secretaria de Saúde (SS) de Juiz de Fora confirmou durante coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira, 6, que, após investigações laboratoriais, foi constatada a morte de um macaco em Juiz de Fora infectado pela febre amarela.

Segundo a secretária de Saúde, Elizabeth Jucá, o primata foi encontrado junto a mais um, nas proximidades da UPA de São Pedro, na região da Cidade Alta. “O município tem feito o controle vetorial em áreas rurais, onde foram encontrados os macacos. Oito animais foram achados, um com o diagnostico confirmado, dois em decomposição e outros cinco seguem sendo investigados”, esclareceu. As regiões onde os primatas foram encontrados foram bloqueadas com inseticidas, mesmo antes da confirmação de contaminação. Conforme a secretária, os agentes de endemia já têm feito trabalho de campo preventivo e, após a morte deste macaco, nenhum outro animal foi encontrado.

Diante da notícia, a SS já está reforçando as ações de imunização em Juiz de Fora. A campanha de vacinação foi intensificada, com distribuição de vacinas em maior quantidade na área rural, onde foram encontrados os macacos.

“A partir do primata, que foi encontrado, mudamos nossas ações, solicitando uma maior quantidade de vacinas. Temos batido em porta em porta por toda região e iremos realizar a vacinação em todos os postos para que quem não tomou a segunda dose possa ser imunizado. Inclusive, ampliamos a campanha”, informou a secretária. O calendário de vacinação sofreu algumas mudanças. Bebês entre seis e oito meses devem se vacinar. As crianças que têm entre nove meses e quatro anos, gestantes e idosos devem procurar orientação médica.

A intensificação das ações, segundo Elizabeth, também envolve a capacitação dos profissionais nas UAPS para atender os casos de emergência. Na próxima quarta-feira, 8, será realizada uma reunião com todos os hospitais para discutir sobre os casos e a vacinação. “Todos os hospitais estarão prontos para atender os casos, não somente os de rede conveniada ao SUS, mas também os de rede privada”, falou.

O prefeito Bruno Siqueira ressaltou o apoio que o município tem recebido do governo do Estado e da Superintendência Regional de Saúde. “A Secretaria Municipal de Saúde trabalhou todo este final de semana para que nós pudéssemos prestar atendimento à população o mais rápido possível e, assim, ajudar na prevenção com a campanha de vacinação” disse Bruno.

NOVOS POSTOS DE VACINAÇÃO

Ao todo, segundo a secretária, o município receberá 200 mil vacinas contra a febre amarela. Dessas, metade já foram enviadas a Juiz de Fora; 75 mil estão destinadas à cidade, e o restante, para a região.

“A prefeitura terá dois novos postos de vacinação. Um será na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e outro no Pan Marechal. Ambos funcionarão a partir do dia 11, das 8h às 13h. Se for necessário, outros postos poderão ser inaugurados”, destacou Elizabeth.

A secretária pediu que a população fique atenta à prevenção. “Não precisamos entrar em pânico, pois não temos casos de transmissão em humanos. Porém, precisamos nos prevenir e, para isso, a Prefeitura tem informado a população sobre as doses”, frisou. As informações completas sobre local e quem deve se vacinar contra a doença estão disponíveis no site da prefeitura.

A Prefeitura afirmou que tem intensificado os estudos com o mosquito Aedes aegypti, que é o principal transmissor da febre amarela. “O aumento dos bloqueios é grande, o uso de inseticida tem sido feito para o combate do mosquito na cidade e principalmente em áreas rurais”, finalizou a secretária de Saúde. O boletim oficial, lançado pela Secretaria de Estado de Saúde, que confirma a epizootia (morte do primata) sairá nessa terça-feira, 7.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.