Livro – A Verdade Vol.10
Sobre a unidade mente-matéria
A mente do Espírito universal atuou sobre o “nada” e fez surgir a matéria. Por essa razão, podemos dizer que a matéria é uma transformação do “nada”. Porém, como foi a mente que criou do “nada” a matéria, podemos dizer que a matéria é a transformação da força da mente. Por conseguinte, além de dizer que “a matéria é nada” e que “o nada é matéria”, podemos também dizer que “a matéria e a mente são uma coisa só”.
O que transformou o “nada” – e fez a matéria se manifestar na forma – foi a mente. Portanto, retirando-se a mente, a matéria se extingue. ~ natural que ocorram fatos milagrosos como a cura do câncer, pela mudança de atitude mental do próprio paciente, visto que as células cancerosas (matéria) são manifestadas, na forma, pela força mental. Quando se elimina, da mente do paciente, a “força mental” que está manifestando o câncer, este obviamente desaparece. Mesmo que o doente se submeta à cirurgia, se não eliminar a “força mental” que fez o câncer surgir do “nada”, as células cancerosas poderão ressurgir no mesmo locai, ou em outro.
Deus é força superior às leis físicas
Foi a força da mente que criou do “nada” o hidrogênio e, a partir dele, criou uma infinidade de astros como o’ Sol. Porém, aqui não se trata da força de uma “mente individua”, mas da “mente cósmica”. Por ser universal, ela utilizou a mesma matéria-prima “hidrogênio” para criar a Infinidade de astros existentes no vasto Universo.
O hidrogênio é um elemento químico com massa extremamente pequena, de modo que, mesmo que seja hermeticamente contido num balão de borracha, dispersará, escapando paulatinamente por entre as moléculas da borracha, fazendo com que o balão murche rapidamente. No entanto, contrariando essa natureza física dispersiva do hidrogênio gasoso, a mente cósmica não apenas o reúne, evitando a sua dispersão, mas ainda o comprime – até provocar uma temperatura de milhões de graus centígrados e transformar o átomo de hidrogênio em hélio. Assim é formado o Sol. Realmente, Deus manifesta uma força que ultrapassa as leis de natureza física!
O que possibilitou a aglomeração do gás dispersivo
Deus utiliza-Se também das leis físicas; porém, dependendo da necessidade, Ele cria algo que transcende essas leis, mediante o uso de uma força superior a elas. Um exemplo disso está na criação do Sol, em que Deus domina a natureza física dispersiva do gás hidrogênio, aglomera-o e comprime-o. A física explica esse fenômeno através da lei da gravitação.
De fato, quando os corpos se aglomeram, aumenta a força de atração entre eles, e inclusive a densidade de aglomeração, provocando finalmente uma temperatura de milhões de graus centígrados. Mas, na Terra, embora o ar seja mais pesado que o hidrogênio e exista em grande quantidade, se não existisse a força de atração da Terra, com certeza o ar se dispersaria. Ainda mais se fosse composto apenas de hidrogênio, que é mais leve.
Talvez seja resultado de uma lei física o surgimento de uma poderosa força de gravitação após a formação de uma grande massa; porém, o processo de aglomeração de um gás levíssimo como o hidrogênio contraria a natureza física dispersiva do gás. Então devemos admitir que o que criou essa massa colossal de hidrogênio pode, às vezes, manifestar’ uma força que supera as próprias leis físicas, embora também faça uso delas. E, como prova disso, temos a realidade’ da existência de estrelas no Universo, que estão se distanciando de nossa galáxia em altíssima velocidade, contrariando a gravitação.
A força superior às leis físicas que age no corpo humano
O fato de que é possível dominar a forma, superando: as leis físicas, torna-se claro ao se comparar a digestão humana com o alimento e substância digestiva colocados no interior de um tubo de ensaio: o alimento no tubo de ensaio, simplesmente se torna pastoso; depois disso, se deteriora e se decompõe sem qualquer progresso posterior. Já no interior do aparelho digestivo humano, quando é a força vital que está trabalhando o arroz branco se transforma em sangue vermelho, a carne bovina ou de outro animal de transforma em tecido humano, a verdura se transforma em’ nutrientes para o corpo humano: todos esses ingredientes adquirem formas totalmente diferentes. E, assim, a forca, vital cria inclusive o cérebro, que é um “instrumento de precisão, um instrumento que pensa” – e isto é um progresso superior às leis físicas.