Livro – Ensinamento da Verdade para Jovens Vol.1
O Valor da Ação
Deus concedeu a todo ser humano o desejo de se auto expressar. Esse desejo de autoexpressão, em vez de ficar somente no desejo, precisa manifestar-se como ação. A autoexpressão se completa apenas através da ação, e se não existe esforço não pode haver ação. Em suma, uma vida acomodada não passa de uma vida inútil, sem ação, de pessoas preguiçosas. Tanto a sabedoria quanto a força não nascem da vida acomodada. Quanto mais você se defrontar com questões complexas e difíceis, mais aumentarão a sua sabedoria e a sua força. Por mais dificultoso que seja o caminho imposto a você, não resmungue. Deus nunca lhe apresenta problemas insolúveis. O fato de lhe ter sido imposta uma questão difícil significa que essa questão é de uma dificuldade apropriada para o grau de desenvolvimento de sua alma; é resolvendo essa questão que sua alma avançará mais um passo. Portanto, agradeça a seu trabalho atual, considerando-o como o mais apropriado estimulante para a evolução espiritual oferecido por Deus. Quando você agradece a tudo que lhe é oferecido, surge naturalmente o caminho para a solução dos problemas. Toda dificuldade é, na verdade, manifestação do amor de Deus para que você possa fazer
evoluir ainda mais o seu espírito e contribuir cada vez mais para a perfeita autoexpressão de Deus.
Ser Verdadeiramente Jovem
A razão de ser do jovem está na capacidade de sonhar. O sonho é a sementeira da verdadeira esperança, de onde desponta uma grandiosa ambição. Os sonhos dos jovens são, por vezes, pisoteados pelas circunstâncias, refreados pelos adultos experientes. Contudo, aquele que é verdadeiramente jovem não esmorece diante de empecilhos. Os sonhos dos jovens são como os brotos de um trigal: quanto mais “pisoteados” mais intensa se torna a sua força interior. Essa força interior gera coragem imbativel, persistência, resistência e, ao mesmo tempo, cultiva autorreflexão e moderação. Assim, ramificando-se em inúmeras virtudes, faz “desabrochar” ideais ainda mais grandiosos. Ser verdadeiramente jovem é possuir a flexibilidade de uma borracha nova que golpe algum consegue achatar totalmente, e ter força para se reerguer quanto mais golpeado for.
Mais ainda, ser jovem é ter o coração sempre repleto de júbilo, não perder a jovialidade e possuir a vitalidade de uma carpa dourada. Quem fica com a cara fechada diante de um pequeno contratempo já está perdendo a peculiaridade de jovem. Para uma pessoa verdadeiramente jovem, as adversidades não serão sofrimentos nem dificuldades. Da mesma forma que a pele humana
se tonifica ao ser friccionada com toalha umedecida em água fria, o espirito jovem adquire mais vigor e beleza ao enfrentar adversidades. Mesmo quando a dificuldade fustiga sua vida, quem é verdadeiramente jovem aceita-a com ânimo, considerando-a uma oportunidade para fazer emergir a força infinita alojada no interior dele.
O jovem assimila e transforma qualquer experiência da vida em matéria-prima para seu autodesenvolvimento e autoaperfeiçoamento. É indicio de envelhecimento achar que não gosta de tal experiência, ou que precisa fazer o possível para evitar os reveses da vida, a fim de se preservar. O jovem está se desenvolvendo. Como é infinita a sua capacidade de assimilar os nutrientes oferecidos pela vida, ele não foge dos fatos da vida por tédio ou cansaço. Para o jovem, toda experiência na vida é nutriente para o seu desenvolvimento; por isso ele procura, espontaneamente, passar por mais variadas experiências. Toda experiência constitui um fertilizante para cultivar o sonho acalentado e fazê-lo desenvolver-se e dar frutos. O jovem não teme experiência alguma e avança visando à concretização do seu sonho, do seu ideal. Quem transforma o mundo são os jovens.