Não considere como super-homens as grandes personalidades do passado

Livro – Ensinamento da Verdade para Jovens Vol. 2

Não considere como super-homens as grandes personalidades do passado
Muitos jovens nutrem complexo de inferioridade e, com isso, autolimitam-se e colocam barreira em seu próprio caminho. Eles imaginam os sábios e os heróis do passado como pessoas privilegiadas com dons excepcionais e acham que jamais conseguirão realizar as mesmas façanhas. Muitas vezes, eles idolatram as grandes personalidades, visualizam-nas envoltas numa luminosidade e pensam: “Jamais conseguirei emitir tal luminosidade”. Para os jovens, os grandes cientistas, estadistas, artistas ou inventores são como super-homens ou criaturas divinas que planam acima das nuvens; por isso, pensam que não conseguirão sequer chegar a seus pés.
Eu clamo aos jovens: “Conscientizem-se de que vocês também são filhos de Deus. Deus está presente em vocês. Em seu âmago está latente a sabedoria infinita, que os coloca em igualdade com as grandes personalidades da História. Se sua capacidade não está manifestada, é apenas porque vocês estão se inferiorizando, limitando a si próprios”.

Deixe de inferiorizar-se
Jovem, deixe de auto limitar-se. Deixe de depreciar-se. Não se considere inferior só porque não conseguiu boas notas na escola. Existe um provérbio antigo que diz:
“Grandes talentos demoram a se revelar”. Existem crianças que, embora dotadas de enorme potencialidade, demoram a manifestá-la.
Árvores como o cedro e o cipreste, que continuam a crescer mesmo na idade adulta e tomam-se centenárias, custam a crescer quando novas, levando cerca de três anos para crescer 50 centímetros. Em contrapartida, existem plantas como a udo, que atinge 50 centímetros em poucos dias, mas logo cessa de crescer e morre.
Naturalmente, o ser humano não é como essa planta, pois, sendo a “realização máxima de Deus”, é capaz de continuar manifestando a genialidade revelada precocemente; exemplos disso são Buda, Jesus Cristo, Kõbõ, Ni-chiren, Hõnen e outros. Por outro lado, existem pessoas que revelam o seu talento na idade madura, como as escritoras Kon- Tõkõ e Aya Kõda. Dependendo da pessoa e das circunstâncias, o talento pode se manifestar na juventude ou na idade madura. Há plantas que florescem na primavera, como, por exemplo, a cerejeira, a peônia e a glicínia; e outras que florescem no verão, como o aloendro e o lilás-da-índia, e ainda as que florescem no outono, como o crisântemo. A época de florescimento difere de espécime para espécime. A época de manifestação do talento também difere de pessoa para pessoa. Portanto, mesmo que você não tenha conseguido, até agora, manifestar nenhum talento, não tenha complexo de inferioridade.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.