MPF pede gravações e documentos de avião que caiu com Teori

O Ministério Público Federal (MPF) em Angra dos Reis solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Comando da Aeronáutica as gravações das conversas entre a torre de controle e o piloto do avião que caiu na tarde dessa quinta-feira, 19, no litoral sul do Rio de Janeiro, matando o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), e mais quatro pessoas.

A procuradora da República Cristina Nascimento de Melo, designada como responsável pela investigação em Angra dos Reis, solicitou também documentos relativos à manutenção da aeronave, um bimotor modelo Beechcraft C90GT King Air.

No acidente, morreram também o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, amigo de Teori; o piloto, Osmar Rodrigues; e duas mulheres, a massoterapeuta Maira Lidiane Panas Helatczuk e a mãe dela, Maria Hilda Panas.

A Polícia Federal (PF) e a Força Aérea Brasileira (FAB) também informaram ter aberto investigações para esclarecer os motivos da queda do avião.

GRAVADOR DE VOZ

A FAB localizou nessa sexta-feira, 20, o gravador de voz da cabine do avião. O gravador, uma espécie de caixa-preta do avião, será encaminhado ao Laboratório de Análise e Leitura de Dados de Gravadores de Voo (Labdata), no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília. Os destroços da aeronave foram levados para análise no Rio de Janeiro.

A investigação vai apurar elementos que podem ter contribuído para a queda do avião, como os sistemas da aeronave, o projeto, a rota, a meteorologia e aspectos humanos.

As cinco vítimas foram resgatadas entre a madrugada e a manhã dessa sexta-feira e levadas ao Instituto Médico Legal (IML) de Angra das Reis, município vizinho a Paraty.

Fonte: Agência Brasil




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.