Portugueses fazem fila para funeral do ex-presidente Mário Soares

Centenas de pessoas fizeram filas nessa segunda-feira, 9, para entrar no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, onde foi velado o corpo do ex-presidente português Mário Soares, que morreu no último sábado, 7, aos 92 anos.

Os portugueses levaram flores, cartazes e bandeiras de Portugal para homenagear Soares, que presidiu Portugal de 1986 a 1996 e também foi primeiro-ministro do país (1976-1978 e de 1983-1985). Alunos do Colégio Moderno, fundado pelo pai de Soares, também compareceram ao local.

Soares é considerado um dos grandes nomes da democracia portuguesa. Lutou contra a ditadura na década de 70, foi preso e exilou-se na França. Voltou a Portugal, onde construiu uma respeitável trajetória política, tendo sido ministro dos Negócios Estrangeiros, presidente da República e primeiro-ministro. Soares também é lembrado por ter encabeçado o processo de adesão de Portugal à União Europeia.

O corpo de Soares chegou ao Mosteiro dos Jerónimos às 13h (horário de Portugal), em cortejo fúnebre que partiu da casa onde o ex-presidente vivia, no bairro de Campo Grande. O velório ficou aberto ao público durante todo o dia.

Dezenas de equipes de profissionais da imprensa fazem a cobertura do velório. Até o momento, a Polícia de Segurança Pública (PSP) não divulgou informações sobre a quantidade de pessoas que já passaram pelo mosteiro.

TEMER

O presidente Michel Temer viajou a Lisboa para participar das cerimônias fúnebres do ex-presidente português. Temer viajou acompanhado do ex-presidente da República José Sarney, do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do subsecretário-geral do ministério das Relações Exteriores, Fernando Simas Magalhães.

Fonte: Agência Brasil




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.