Edital Murilão recebe inscrições até domingo, 25

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), se você tem um projeto artístico-cultural na manga, mas ainda não se inscreveu no edital Murilão 2025, se apresse que dá tempo. O período de inscrição ainda se estende o último domingo do mês, 25 de janeiro. As pessoas interessadas devem se inscrever de forma on-line, pela plataforma Prefeitura Ágil, no site da Prefeitura. Basta fazer o login, clicar em Protocolos e, na aba Assunto, buscar por  “Edital Murilão 2025 – Formulário de inscrição”. A inscrição eletrônica será encerrada às 23h59 do último dia. Excepcionalmente, haverá inscrição presencial, mediante agendamento prévio, para quem tem dificuldade de acesso, até o dia 23 de janeiro de 2026.

O Departamento de Captação e Fomento, da Funalfa, realiza atendimentos para esclarecimento de dúvidas mediante agendamento e, também, pelo WhatsApp, como forma de facilitar o entendimento do Edital, bem como de sanar eventuais dúvidas que o proponente possa ter no momento de preencher o formulário de inscrição do seu projeto”, explica a gerente do DCF, Tamires Fortuna. O número do WhatsApp para esse contato é (32) 98448-1552.

Nesse edital, o Programa Cultural Murilo Mendes (PCMM) disponibiliza o montante de R$ 1.850.000 para o fomento de projetos artísticos e culturais no município. Os recursos são oriundos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (Fumic). O Murilão visa fomentar ações e iniciativas artístico-culturais, individuais ou coletivas, promovidas por agentes culturais residentes em Juiz de Fora. Cada projeto selecionado poderá receber até R$ 50 mil.

“A Lei Murilo Mendes é uma importante política pública que oferece condições para que boas ideias se concretizem. Busca-se, assim, fortalecer e dar visibilidade à produção cultural da cidade, ao mesmo tempo em que se assegura o acesso da população a bens culturais de qualidade, que transmitam conhecimento artístico, promovam identificação e contribuam para a construção da cidadania”, ressalta Tamires.

Categorias

São seis categorias principais, garantindo o recorte e a destinação de recursos para públicos específicos:

Cultura Da/Na Quebrada: destinada a projetos realizados em equipe, por proponentes que residam em territórios periféricos.

Quilombagens: destinada a projetos de proponentes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI).

Ampla concorrência: aberta a projetos de quaisquer áreas artístico-culturais.

Pessoa idosa: destinado a projetos de proponentes com idade igual ou superior a 60 anos.

PCD: destinada a projetos cuja proponente seja pessoa com deficiência.

Pessoas T: destinado a projetos de proponentes autodeclaradas transsexuais, transgêneros ou travestis.

Confira o edital 

Acesse o Prefeitura Ágil 

Acesse a página do Programa Cultural Murilo Mendes




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.