Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) divulgou nesta terça-feira, 7, o resultado do Edital 004/2025 – Credenciamento de Artistas, Técnicos e Grupos Artísticos. A relação dos credenciados está disponível para consulta na seção Atos do Governo, no site da Prefeitura de Juiz de Fora (confira aqui).
O credenciamento é uma ação estratégica para o fortalecimento da cadeia produtiva da cultura no município, contribuindo para a valorização dos profissionais do setor e para a construção de uma programação cultural mais ampla, diversa e representativa para a população de Juiz de Fora. O objetivo é a formação de um banco de profissionais habilitados para futuras contratações para eventos, projetos e atividades culturais realizadas e/ou apoiadas pelo município. A iniciativa busca garantir mais agilidade, transparência e diversidade na composição da programação cultural da cidade.
Foram credenciados profissionais e grupos de diversas áreas culturais, entre elas, música (artistas solo, duplas, trios e bandas), artes visuais (expositores e grafiteiros), artes do espetáculo (teatro, dança e circo), cultura popular (folias, cortejos e capoeira), audiovisual, literatura, oficinas culturais, festivais e produção executiva. A avaliação das candidaturas considerou critérios técnicos, como experiência profissional, tempo de atuação, reconhecimento artístico (local, regional ou nacional) e participação em editais ou premiações. Também houve pontuação adicional para ações afirmativas, contemplando mulheres, pessoas trans e pessoas pretas, pardas ou indígenas.
Com validade de 12 meses, prorrogável nos termos da Lei Federal 14.133, o credenciamento não implica contratação imediata, mas habilita artistas e técnicos a serem convocados conforme as demandas da Prefeitura. As convocações obedecerão à ordem de classificação definida pela Comissão de Análise do Credenciamento (CAC).
Os valores de referência para contratação variam conforme a categoria e o porte artístico, podendo ir de R$ 300 a R$ 12 mil. O pagamento será efetuado em parcela única, após a execução do serviço e atesto da Funalfa, no prazo de até 30 dias.