“Textura do Orgulho” ocupa Galeria Nívea Bracher a partir de quinta-feira (8)

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF),  a Galeria Nívea Bracher, localizada no segundo piso do Mercado Municipal, no Mercado Cultural AICE (rua Paulo Frontin, 170, Centro), recebe na quinta-feira (8), às 19h, a abertura da exposição “Textura do Orgulho”, da fotógrafa Stéphanie Magalhães. A mostra apresenta uma produção de moda que investiga estética, identidade e ancestralidade a partir da experiência da mulher negra.

A exposição integra os estudos da artista sobre a influência do cabelo na autoestima e na autoimagem da mulher negra. Com uma abordagem estética e simbólica, “Textura do Orgulho” tem como protagonista o cabelo crespo e cacheado, apresentado como signo de força, beleza e ancestralidade. Mais do que elemento visual, o cabelo se afirma como linguagem política e cultural, reafirmando identidades historicamente silenciadas e propondo novas narrativas de pertencimento.

As narrativas visuais destacam o corpo negro como território de autenticidade e resistência, tensionando padrões impostos e celebrando a diversidade. Inspirada pelo dandismo negro e pela alfaiataria latino-americana, a exposição articula moda e memória, transformando códigos estéticos em expressões de empoderamento, liberdade e afirmação cultural.

Ao ocupar a Galeria Nívea Bracher, a obra amplia seu alcance poético e político, consolidando-se como uma homenagem à herança estética e cultural do povo negro, em especial às mulheres que encontram na própria imagem um espaço de resistência, orgulho e libertação.

O projeto foi selecionado em primeiro lugar no Edital Estudante de Moda e Novos Criadores, lançado pelo governo de Minas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) 2025. A conquista possibilitou o desenvolvimento da produção, agora expandida e especialmente adaptada para o espaço expositivo da Galeria Nívea Bracher.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.