Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Defesa Civil de Juiz de Fora, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp), prorrogou o alerta para chuvas intensas, iniciado na tarde desta segunda-feira (15). O aviso segue válido até a próxima sexta-feira, 19 de dezembro.
Juiz de Fora registrou volumes elevados de chuva no acumulado das últimas 24 horas. De acordo com os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o maior índice foi registrado no bairro Linhares, com 112,13 mm. Em seguida aparecem Santa Rita, com 106,38 mm; Centro, com 98,97 mm; Represa, com 81,42 mm; São Judas, com 80,47 mm; Filgueiras, com 73,63 mm; e Monte Castelo, com 65,73 mm.
A Defesa Civil contabilizou, até 9h30 desta terça-feira, 16, 88 ocorrências em função da chuva desta segunda-feira, 15, as regiões com mais ocorrências foram a Zona Leste e a Zona Sudeste. A maioria das ocorrências foi relacionada a alagamento. Para o atendimento das ocorrências, a Central 199 contou com três atendentes, o triplo de um plantão normal, além de três engenheiros em monitoramento permanente na Sala de Situação, que funcionou de forma integrada com a prefeita Margarida Salomão; a secretária de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular, Cidinha Louzada; a diretora-presidente da Empav, Mirelly Cardoso; o secretário de Mobilidade Urbana, Richard Tavares; e o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins.
Além da atuação na Sala de Situação, uma equipe formada por quatro servidores realizou a triagem das ocorrências. Em campo, a Defesa Civil mobilizou nove equipes, com no mínimo dois integrantes cada, além do apoio de assistentes sociais para atendimento a situações emergenciais.
Na manhã desta terça-feira, 16, as ações permanecem concentradas nas ocorrências ainda ativas, com vistorias técnicas nos locais atingidos pela chuva desta segunda-feira,15. Atualmente, sete equipes seguem em campo, com o suporte de duas assistentes sociais da Defesa Civil e outras duas em parceria com o Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
Também foi acionada a Sala de Situação Integrada, em parceria com dois representantes do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de otimizar o direcionamento das equipes e garantir uma resposta estratégica e ágil às situações emergenciais.
Como receber alertas no celular
SMS: basta enviar uma mensagem gratuita para o número 40199 com o CEP de seu endereço ou outro local de interesse.
WhatsApp: é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou acessar o link oficial. Em seguida, envie um “Oi” para iniciar a interação com o chatbot, compartilhar sua localização e receber os alertas diretamente no aplicativo.
Tipos de avisos enviados
Entre os alertas estão tempestades, risco geológico, baixa umidade do ar, alagamentos, onda de calor, onda de frio, entre outros fenômenos que possam representar risco à população.
A Defesa Civil destaca que o serviço é gratuito e ilimitado quanto ao número de locais cadastrados, sendo um importante aliado na prevenção e mitigação de desastres naturais. A população também pode acompanhar atualizações pelo Instagram @defesaciviljf