Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na quarta-feira, 19, o Centro Pop, equipamento da Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), promoveu uma manhã de atividades em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A programação reuniu usuários do serviço em momentos de diálogo, cultura e valorização da ancestralidade.
As atividades foram abertas com uma roda de conversa sobre letramento racial, conduzida por Ana Carolina Sales, representante da Secretaria Especial de Mulheres. O encontro trouxe reflexões sobre ancestralidade, identidade, reconhecimento da história e sobre os desafios enfrentados pela população negra — especialmente aquelas pessoas que vivem em situação de rua.
Em seguida, o grupo de capoeira Ecasabe, com os contramestres Caramujo e Maneira, realizou uma roda que animou os participantes e trouxe elementos tradicionais da cultura afro-brasileira.
Encerrando a manhã, o bloco Muvuka fez uma apresentação musical que envolveu todos os presentes e reforçou o clima de celebração e pertencimento.
A ação integra as iniciativas da SAS que buscam promover a valorização da diversidade, o enfrentamento ao racismo e a garantia de direitos da população em situação de rua.