Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), promoveu uma visita especial ao laboratório de gastronomia da UniAcademia, em celebração ao Dia do Chef de Cozinha. A ação fez parte do programa Caminhando pela História e reuniu um grupo de participantes interessados em conhecer mais sobre o universo da culinária e suas técnicas profissionais.
Durante a visita, os participantes puderam acompanhar o trabalho desenvolvido na Faculdade de Gastronomia, explorando aspectos como ensino, pesquisa, extensão e gestão de um ambiente profissional de cozinha. A experiência incluiu a observação da produção e montagem de pratos, com explicações sobre preparo, temperos, cocção e apresentação.
A professora e turismóloga da UniAcademia, Marianna Alencar, recepcionou o grupo e destacou a relevância da iniciativa. “É importante compreender o poder da construção da identidade gastronômica por meio da valorização da nossa ancestralidade, do terroir e da história. A ação é fundamental para que nossos moradores conheçam mais profundamente a cidade e seus recursos”, afirmou.
O turismo gastronômico tem se consolidado como um dos segmentos que mais crescem no setor, promovendo a valorização de saberes locais, fortalecendo a cultura e contribuindo para a geração de emprego e renda.
A fonoaudióloga Ana Paula Teixeira, participante da atividade, afirmou ter aprendido muito sobre a história e as técnicas da gastronomia. “Por gostar muito de cozinhar, essa participação foi muito enriquecedora para mim”, destacou. Já o servidor público aposentado Ronaldo Fortunato contou que a visita o motivou a investir em um novo projeto pessoal. “Isso me despertou a vontade de fazer o curso de gastronomia. Venho de uma família em que minha avó cozinhava muito bem, e agora quero aprender com técnicas mais apuradas”, contou.