Juiz de Fora é destaque na 5ª Conferência Estadual de Direitos Humanos de Minas Gerais

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a cidade de Juiz de Fora teve papel de destaque na 5ª Conferência Estadual de Direitos Humanos de Minas Gerais, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa de Direitos Humanos (Conedh-MG) e apoio do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes). O evento ocorreu em Belo Horizonte, nos últimos dias 3 e 4.

O destaque conquistado pelo município é resultado direto da ampla mobilização promovida pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que realizou, em maio, a 1ª Conferência Municipal de Direitos Humanos. A iniciativa inédita marcou o início do processo de preparação local para as etapas estadual e nacional, com o tema “Por um Sistema Municipal, Estadual e Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”.

A abertura da conferência municipal, no dia 22 de maio, reuniu mais de 300 pessoas, entre delegadas eleitas e observadoras. As discussões ocorreram no dia seguinte, 23, em grupos temáticos que resultaram na eleição das pessoas delegadas— para representar Juiz de Fora na Conferência Estadual.

https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=86335

De acordo com o secretário Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, o processo foi marcado pela escuta e participação popular. Durante as etapas preparatórias, a equipe da SEDH percorreu diversos territórios e ouviu mais de três mil pessoas em reuniões e rodas de diálogo, garantindo ampla representatividade. Já sobre a etapa Estadual ele ressaltou que trata-se de um espaço estratégico para ouvir a sociedade, ampliar o diálogo e construir soluções coletivas que impactam diretamente na vida das pessoas. “É por meio dessa escuta ativa que conseguimos formular políticas públicas mais justas, inclusivas e eficazes”.

Na Conferência Estadual, Juiz de Fora se destacou com uma comitiva de 28 participantes, demonstrando forte engajamento e compromisso com a defesa dos direitos humanos. Todas as propostas aprovadas na etapa municipal, foram debatidas e aprovadas na Conferência estadual. O grupo conquistou 20 vagas para a etapa nacional, sendo 18 delegadas e delegados titulares e duas suplentes, que representarão Minas Gerais na 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, marcada para os dias 10 a 12 de dezembro, em Brasília (DF).

Com representantes indígenas, migrantes, ciganos, negros, mulheres, LGBTQIA+, pessoas idosas, juventude e população em situação de rua, Juiz de Fora reafirmou seu compromisso com a diversidade, a inclusão e a resistência. O processo iniciado na conferência municipal e consolidado na estadual reforça o papel do município como referência na promoção e defesa dos direitos humanos em Minas Gerais.

Confira as pessoas delegadas eleitas da comitiva de Juiz de Fora para a Conferência Nacional:

TITULARES
1)    Aghata Rodrigues (representante da população em situação de rua)
2)    Andréia Loures
3)    Bruno Stigler (Universidade Federal de Juiz Fora)
4)    Caio Dias
5)    Daniel de Jesus
6)    Dayane Soares
7)    Felipe de Souza (SEDH)
8)    Fernanda Miguel
9)    Flávia Beghini (SEDH)
10)    Iran Rodrigues Apon Puri
11)    Jair de Lima (SEDH)
12)    Manoel Paixão
13)    Maria Cristina (SEDH)
14)    Rafael Gonzales
15)    Rosa Pires (representante dos povos ciganos)
16)    Sandra de Jesus
17)    Simone Esteves (SEDH)
18)    Thiago Stephan (SEDH)

SUPLENTES
1)    Claudio Laureano
2)    Ianna Rodrigues




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.