Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), teve início nesta segunda-feira, 29, o projeto “Aliança Social pela Agroecologia” com formação para agricultores familiares de Juiz de Fora e região. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), participou da abertura que aconteceu no Sítio Escola Pachamama, em Penido.
O programa de seis meses é gratuito e prático. A iniciativa busca capacitar agricultores e lideranças da agricultura familiar em técnicas sustentáveis, abordando desde o preparo do solo até a comercialização de alimentos agroecológicos.
De acordo com Carlos Eduardo Werner, produtor rural e um dos organizadores da capacitação, “esse projeto marca um importante passo para a promoção de sistemas produtivos agroecológicos na região, ele nasce com o propósito de mobilizar e integrar os principais atores envolvidos no arranjo produtivo da agroecologia, da produção e consumo à assistência técnica e pesquisa. Esperamos que essa sinergia promova maior capacidade produtiva para a agricultura familiar agroecológica da região, gerando alimentos saudáveis e consequentemente segurança e soberania alimentar, atrelada a regeneração sócio-ambiental”.
Para a secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA), Valdeane Dias Cerqueira, “espaços como esses, vão além da transferência de conhecimento, permite fortalecer a rede de agroecologia como um todo, mostrando a importância de executar ações e difundir os conceitos não só para o agricultor, mas também para a população. Para que todos os cidadãos possam valorizar os alimentos produzidos sem veneno, mais saudáveis e de qualidade”.
A programação do projeto inclui encontros presenciais e atividades complementares online até março de 2026. Durante a formação, os participantes terão acesso a temas como cultivo de culturas de verão, grãos, hortaliças e adubação verde, além de orientação sobre o calendário agrícola e o manejo de pragas e doenças. A capacitação também aborda práticas específicas para o cultivo agroecológico no período das águas.
Além da parte técnica, o projeto inclui mutirões e intercâmbios entre os produtores, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio e compartilhar experiências. Para auxiliar na comercialização, a iniciativa também oferecerá suporte estratégico e disponibilizará uma selecionadora de grãos para o beneficiamento da produção.
O projeto “Aliança Social pela Agroecologia” é uma parceria entre o Núcleo de Ensino e Pesquisa Aplicada (Nepa), as Prefeituras de Juiz de Fora e Goianá, a Empresa de Extensão Rural e Assistência Técnica (Emater-MG) e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF). A realização é viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Betão Cupollillo.