Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Departamento de Formação e Educação Permanente em Direitos Humanos, vinculado à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), iniciou, no mês de julho, uma série de capacitações voltadas para educadores sociais dos serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, além de Conselheiros Tutelares.
A iniciativa integra o projeto “Trilhas do Conhecimento em Direitos Humanos” e, nesta edição, conta com a parceria da Secretaria de Assistência Social (SAS). Os encontros, realizados mensalmente na Casa dos Conselhos, seguem até outubro e abordam temas centrais para a defesa de direitos, como infância e juventude, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, direitos das mulheres, igualdade racial e diversidade religiosa.
Na manhã desta terça-feira, 2, a coordenadora do Comitê Municipal de Respeito à Diversidade Religiosa, Flávia Beghini, e a Secretária Especial de Igualdade Racial, Giane Elisa, conduziram o debate do dia. Para Beghini, trata-se de um público que precisa estar atualizado com as duas pautas trabalhadas na formação. “A cor da pele e a religião podem ser determinantes no tipo de vida desses indivíduos, afetando aspectos sociais e emocionais de crianças e adolescentes”.
Já a secretaria especial de igualdade racial destacou que foi possível construir coletivamente saberes fundamentais sobre diversidade religiosa e relações raciais. São dois temas inseparáveis e indispensáveis para compreendermos os desafios que enfrentamos na sociedade. A parceria entre a SEDH e a SEIR fortalece ainda mais esse movimento de defesa e promoção dos direitos humanos”.
O projeto reafirma o compromisso da Prefeitura em investir na formação continuada de profissionais que atuam diretamente na proteção e garantia de direitos, contribuindo para uma rede mais qualificada e sensível às múltiplas realidades sociais.
Como participar dos cursos
O Departamento de Formação e Educação Permanente em Direitos Humanos oferece cursos gratuitos para quem quer se aprofundar em direitos humanos, cidadania e democracia. As capacitações acontecem nas modalidades: presencial, semipresencial e on-line. Grupos, escolas e empresas também podem solicitar essas formações. O contato é 3690-7331.