Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a 1ª Conferência Municipal de Esporte, com o tema “O Esporte a Serviço de uma Cidade Educada, Saudável e Inclusiva”, teve início na manhã desta quarta-feira, 13, no Teatro Paschoal Carlos Magno. O encontro reuniu gestores, atletas, treinadores, agentes políticos e empresários, com o propósito de discutir e criar ações para aproveitar oportunidades e superar obstáculos que dificultam o desenvolvimento do esporte na cidade.
Promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), o evento teve como objetivo debater e propor políticas públicas para o esporte no município.
Em sua fala de abertura, Margarida Salomão destacou a importância da conferência para a participação popular na construção das políticas públicas, ressaltou a relevância do Conselho Municipal de Esportes, e reconheceu o papel da Câmara Municipal na definição de propostas desenvolvidas pela SEL. A prefeita também defendeu o esporte como direito social e enfatizou que as potências olímpicas investem pesadamente na formação e no recrutamento de novos talentos, papel que cabe ao Estado exercer de forma pedagógica e indutora. Ela também valorizou a parceria entre o empresariado e o esporte amador, e ressaltou avanços obtidos pela Prefeitura na ampliação de equipamentos esportivos e projetos em toda a cidade.
O secretário Marcelo Matta abordou o cenário esportivo em Juiz de Fora, afirmando que o fortalecimento desta cultura deve começar desde a infância, com infraestrutura adequada para o desenvolvimento de habilidades. Reforçou a importância de equipamentos nas praças, do processo de ensino e aprendizagem, e dos Jogos Intercolegiais como espaço de iniciação. Marcelo listou avanços, como a inauguração do Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, a consolidação do JF Vôlei, o crescimento das lutas, a ampliação de projetos no Parque Municipal, a oferta de atividades em 77 territórios da cidade, a implantação de práticas em todas as UBSs, a criação de áreas de proteção para ciclistas e a instalação de pistas de downhill e skate.
O executivo Ricardo Trade, com mais de 30 anos de atuação no esporte e ex-secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, ministrou palestra sobre a visão financeira e monetária do setor. Ele destacou que a prática esportiva movimenta cerca de R$ 183,4 bilhões, representando 1,69% do PIB nacional, e defendeu políticas públicas em parceria com o empresariado.
O supervisor de Eventos Esportivos e Paradesportivos da SEL, Denis Souza, afirmou que a conferência busca marcar um novo momento e consolidar Juiz de Fora como cidade esportiva, com base em educação inclusiva e garantia de direitos.
A abertura contou com a presença da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão; do secretário de Esporte e Lazer (SEL), Marcelo Matta; do subsecretário de Esporte e Lazer, Basileu Tavares; do diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF), Dilson Borges; e do representante do Conselho Municipal de Desportos, Pedro Del Monte Júnior. Representando a Câmara Municipal, estiveram o vereador e presidente da Comissão de Esportes, Tiago Bonecão, e o vereador Carlos José de Souza (Fiote), além dos vereadores Maurício Delgado e Letícia Delgado e servidores da SEL
A programação segue em dois turnos: pela manhã, das 8h às 12h, com palestras sobre políticas públicas para o esporte no Brasil, e à tarde, das 13h30 às 17h30, com grupos de discussão e plenária final no Ritz Plaza Hotel. Cada grupo apresentou até cinco propostas, debatidas em plenária geral e resumidas para a comissão organizadora, que será responsável pela síntese do documento final. Diferente de outros encontros, esta conferência não elegeu delegados para etapas estaduais ou nacionais, priorizando a discussão de políticas públicas e o fortalecimento do esporte como ferramenta de transformação social, educação e saúde na cidade.