Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Guarda Municipal de Juiz de Fora vai colaborar com a diretoria do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Uma representante da corporação virá a Brasília para a troca de experiências e desenvolvimento de projetos. Os trabalhos têm início a partir do mês de março, com prazo inicial de duração de três meses.
O envio de participante local para cooperar com a construção de políticas públicas de segurança nacionais é uma forma de reconhecimento ao bom trabalho que o município desenvolve na área, sendo frequentemente apontado pelo Governo federal como referência para replicação de seus projetos para outras estruturas de segurança.
Conforme ofício da Senasp, o pedido de liberação da servidora se justifica por sua qualificação técnica, e sua atuação poderá contribuir para o desempenho de atividades e o desenvolvimento de programas e projetos voltados ao fortalecimento e modernização dos órgãos de segurança pública em âmbito nacional. “Além disso, a servidora possui o perfil e as competências técnicas necessárias para acompanhar e colaborar na reformulação da Matriz Curricular Nacional das Guardas Municipais, elaborar a proposta de um Plano Municipal Integrado de Segurança Pública e uma portaria que regulamente esses planos, além de mapear projetos bem-sucedidos de prevenção à violência e à criminalidade conduzidos pelas guardas municipais no país”, atesta o documento.
Na etapa a cumprir na capital federal, Roberta ainda poderá ajudar a estruturar portfólio de boas práticas, apoiar a implementação do Projeto Municípios Mais Seguros, auxiliar na análise e conclusão da Pesquisa Diagnóstico Nacional das Guardas Municipais e contribuir para a construção de capacitações destinadas a gestores e operadores de segurança pública municipais.
Roberta Mokdeci é supervisora da Gestão Operacional da Guarda Municipal e foi selecionada para a empreitada por possuir bagagem nas áreas de projetos preventivos e educação à distância (EAD), tendo sido tutora de curso no primeiro ciclo de capacitações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci-2), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no ano de 2023.
Formada em filosofia, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Design Instrucional para Cursos EAD, pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), especialista em História da África (UFJF), Roberta ministrou curso Inclusão Digital para pessoas em situação de rua, entre os anos de 2016 e 2019, promovido pela Guarda Municipal e fez o acompanhamento de alunos inscritos na disciplina de Policiamento e Uso de Tecnologias, atuando na formação de profissionais da segurança pública com foco no policiamento cidadão e defesa dos direitos humanos.