Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o início do período chuvoso de 2024-2025 em Juiz de Fora foi marcado por chuvas acima do histórico. Outubro registrou mais que o dobro do volume esperado para o mês, enquanto o mês de novembro deste ano registrou 27,87% a mais do que a média esperada.
As regiões em que mais choveu durante novembro foram a Norte e a Leste – 302,03mm e 301,1 mm, respectivamente. Mesmo diante das chuvas intensas, o trabalho preventivo da Defesa Civil cresceu: no mês de novembro, 67,47% das vistorias realizadas pela Defesa Civil foram de caráter preventivo.
Como ressalta o subsecretário da Defesa Civil, Luís Fernando Martins, as vistorias preventivas acontecem durante todo o ano. “Monitoramos todas as áreas de risco em Juiz de Fora. A prevenção é fundamental para anteciparmos possíveis situações de riscos e evitarmos desastres. Com a nova sala de situação, o trabalho ficou ainda mais preciso”, ressalta.
Outras ações preventivas realizadas pela Defesa Civil em novembro foram palestras e vistorias em escolas; manutenção e limpeza de pluviômetros; e vistorias conjuntas com o Corpo de Bombeiros em locais propensos a deslizamentos de terra que sofreram com queimadas no período de estiagem.
O subsecretário reforça, ainda, que é importante que a população auxilie na prevenção. “Os meses de dezembro e janeiro são, historicamente, aqueles com maiores volumes de chuva em Juiz de Fora e, com o solo já encharcado, há aumento do risco de deslizamentos de terra. Por isso, é necessário que a população faça a sua parte: não retire terra de barrancos, não jogue lixo em local irregular, mantenha as calhas limpas e faça o correto direcionamento da água da chuva”, orienta. Caso seja verificado qualquer situação de risco, as pessoas devem contatar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Capacitações promovidas pela Defesa Civil
A Defesa Civil concluiu o “Curso de Nivelamento de Conhecimento e Preparação para o período chuvoso” – voltado aos técnicos e engenheiros que realizam vistorias pelo órgão – e a “Capacitação para as Atendentes do Telefone Emergencial 199”. Os servidores também estão participando de um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com o objetivo de tornar o atendimento cada vez mais inclusivo.
Ainda em novembro, técnicos da Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora participaram do simulado de emergência do Plano de Auxílio Mútuo (PAM), em conjunto com diversos órgãos e empresas. Também aconteceram as Atividades Práticas do Curso de Formação de Agentes Municipais de Proteção e Defesa Civil, promovido pela Defesa Civil Estadual, no município de Ouro Preto/MG. Os servidores também estiveram no Congresso de Trauma e Emergência na UFJF a fim de ressaltar a importância do planejamento no atendimento de emergências.
Além disso, a Defesa Civil foi convidada para participar do IV Seminário Catarinense de Educação em Redução de Riscos e Desastres e do II Fórum Internacional de Universidades Parceiras na Prevenção de Riscos e Desastres realizado em Florianópolis/SC, entre os dias 05 e 08. No evento a Defesa Civil participou de forma ativa quando ministrou oficina com o tema – Mapeamento de Riscos Hidrológicos e a Metodologia Florima – Floods Risk Management – é uma metodologia de mapeamento criada pela Defesa Civil de Juiz de Fora. No evento foi possível absorver conhecimentos para aprimorar cada vez mais as atividades em Juiz de Fora.