A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) acaba de transferir a hospedagem do aplicativo MGApp para a nuvem. Com isso, os 5 milhões de usuários já cadastrados terão ainda mais qualidade tecnológica para acessar os mais de cem serviços on-line disponibilizados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) no aplicativo.
Em constante evolução, o sistema desenvolvido pela Prodemge é um dos primeiros a migrar para a cloud-computing, rede extensa de servidores remotos que armazenam e gerenciam dados, executam aplicativos e fornecem conteúdo e serviços pela internet.
No projeto desde 2020, a scrum master da Prodemge, Daniela Maria Avelar de Carvalho, explica que a mudança traz melhorias para o dia a dia dos usuários e amplia a capacidade de o aplicativo suportar novos serviços.
“O ambiente de nuvem tem capacidade auto-scaling, que permite equalizar o número de servidores de TI à demanda de usuários. Com isso, há uso mais racional de recursos computacionais e, consequentemente, financeiros, com economia para a administração estadual”.
Inovação
A tecnologia desenvolvida pela Prodemge promove o acesso do cidadão a cem serviços públicos, de diferentes órgãos estaduais, por meio do MGapp. E tudo isso via on-line, pelo celular ou computador com acesso à internet, sem que o cidadão precise se deslocar ou perder tempo em atendimento presencial.
“A partir da forte parceria com a Seplag, novas funcionalidades sempre são desenvolvidas para facilitar e agilizar a vida do cidadão mineiro. E mais pessoas acessam o sistema a cada dia”, reforça Daniela.
Quem comemora a chegada o MGApp à rotina é a estudante Isabela Alves Cordeiro, 16 anos, aluna da Escola Estadual Afonso Pena, no município de Santa Bárbara, na região Central de Minas. Desde agosto, ela deixou o boletim de papel para trás e começou a acompanhar as notas pelo MGapp.
“O uso do aplicativo trouxe uma mudança grande pois acaba facilitando para que os alunos consigam ver a nota em todos os momentos e ajuda quando precisamos fazer matrícula em curso ou escola e não temos o boletim de papel em mãos. Geralmente, temos a atualização das notas em duas semanas após o diário fechar”, destaca.
O MGApp está disponível nos sistemas Android, iOs e em versão web.
Fonte: Agência Minas