PJF finaliza limpeza e desassoreamento do Rio Paraibuna e de córregos de Juiz de Fora

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF, através da Secretaria de Obras (SO), finalizou a limpeza e o desassoreamento do Rio Paraibuna e de diversos córregos da cidade. A ação começou em agosto e teve como objetivo prevenir enchentes e alagamentos e melhorar a vazão dos cursos d’água durante o período chuvoso. Juntando todos os córregos e o flumen juizforano, foram retirados 10.242 metros cúbicos de resíduos, ou 3.660,079 toneladas de material, que foram encaminhados ao aterro sanitário.

O desassoreamento e a limpeza dos córregos aumentam a capacidade de escoamento da água e melhoram a qualidade, permitindo um melhor fluxo no rio e afluentes. “A intenção maior desta atividade é a limpeza dos córregos e do Rio Paraibuna, para a retirada do excesso de areia e das ‘ilhas’ que ficam no leito do rio. Essa ação faz parte como medida preventiva contra o período chuvoso e serve para termos um melhor escoamento da água no município, evitando enchentes e alagamentos”, esclarece o secretário de Obras, Lincoln Santos.

Lincoln ainda reforça que os trabalhos de certa forma não acabaram, pois ainda podem ser executados, em caso de necessidade ou emergência. “Sempre que for preciso, ainda mais agora na época das chuvas, estaremos prontos para atuar em qualquer intervenção”, esclarece. As equipes da SO realizaram a limpeza dos detritos e resíduos artificiais como, por exemplo, o acúmulo e descarte de lixo. O assoreamento é um processo muito prejudicial e, se não tratado da maneira certa, pode trazer inúmeros danos para o meio ambiente.

Outras ações da SO

Além do desassoreamento do Rio Paraibuna, que vem sendo realizado continuamente desde 2022, a SO também trabalha há meses na prevenção às enchentes e alagamentos no município, como a limpeza das bocas de lobo e bueiros. Somente em 2024, foram limpas 930 bocas de lobo em toda Juiz de Fora, e sempre com prioridade para aquelas que possuem histórico de alagamento. Desse número, foram retirados, até o mês de setembro, 155,7 toneladas de lixo dos bueiros.

A recomendação da SO continua sendo para a população cooperar e ajudar, ao não jogar lixo nas ruas e avenidas, para permitir um melhor escoamento da água para as galerias subterrâneas. A Prefeitura reforça que o descarte irregular é crime. Ao ver alguém praticando o descarte irregular, denuncie através do número: 3690-7984.

Total de material retirado entre o período de 26/08/2024 ao 18/10/2024: 10.242 m3 -> 3660,079 toneladas de matéria

Confira no anexo a quantidade de material retirado em outros locais da cidade:




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.