O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou da inauguração de hospital da rede Mater Dei, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (23/8). A unidade foi planejada para atender à população dos bairros Vale do Sereno, Vila da Serra e de diversos condomínios do município de Nova Lima, além daqueles que moram em bairros próximos à região, como Belvedere, Santa Lúcia, São Bento, Sion, Mangabeiras e Anchieta, em Belo Horizonte.
O hospital recebeu investimentos da ordem de R$ 200 milhões e tem capacidade de atender mais de 40 especialidades médicas. Durante a solenidade, o governador Romeu Zema destacou a importância da rede Mater Dei e ressaltou os avanços de Minas Gerais em relação à saúde, desde o início da atual gestão.
“Este é um momento único para Nova Lima, que recebe esse grande presente. A saúde mineira deve muito a essa família e a esta rede, e tenho plena convicção de que o legado realizado até o momento é apenas o início, muito mais virá pela frente”, pontuou.
“Eu fico muito feliz de ver que a saúde no nosso estado está avançando, principalmente, para a população do interior, que tem recebido condição de acessar diversos procedimentos que antes dependiam de grandes deslocamentos, especialmente para a capital”, disse Romeu Zema. |
||||
O governador lembrou as importantes melhorias que ainda estão por vir para a saúde pública em Minas. “Até o fim da minha gestão, vamos inaugurar cinco Hospitais Regionais em todo o interior do estado, obras que ficaram paralisadas por mais de 8 anos e que fortalecerão muito o sistema de saúde”.
Estrutura
Com 117 leitos no total, o Mater Dei Nova Lima é um hospital de atendimento geral e resolutivo.
Estarão disponíveis as seguintes especialidades: Alergologia e Imunologia, Arritmologia, Cardiologia, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Tórax, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Endocrinologia, Endoscopia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia, Hemodinâmica, Infectologia, Medicina do Esporte, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurointervenção, Neurologia, Oncologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Radiologia e Urologia.
De acordo com a diretoria do hospital, a nova unidade vai gerar cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos.
Um dos diferenciais da unidade é Núcleo Especializado em Medicina Esportiva e Medicina Preventiva, com equipe de ortopedia 24 horas, conforme explicou a médica Flávia Mendes Lima Freire, gestora da nova unidade hospitalar. “Todos os serviços ofertados nas unidades Mater Dei de Belo Horizonte – Santo Agostinho e Contorno –, incluindo unidades de terapia intensiva (UTI) adulta e pediátrica 24h, e serviços obstétrico e de maternidade especiais, estarão disponíveis em Nova Lima”.
“Além disso, a nova unidade terá o atendimento de médicos renomados e uma equipe hospitalar qualificada, para cuidar dos pacientes e seus familiares com o mesmo jeito especial de oferecer cuidados médicos que a rede carrega há 44 anos e que os usuários Mater Dei já conhecem. Estamos orgulhosos em inaugurar esta nova unidade para os mineiros”, enfatizou Flávia Freire.
No centro médico, o serviço completo de medicina diagnóstica contará com ressonância magnética, tomografia computadorizada, endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia e exames cardiovasculares. Com ênfase na saúde da mulher, o Mater Dei Nova Lima oferecerá ultrassom ginecológico e densitometria óssea.
“Nós sempre vamos ter o compromisso com a qualidade de vida. Somos incansáveis e sempre vamos lutar pela qualidade, eficiência e ética com os pacientes mineiros”, foi a mensagem passada pelo fundador da rede Mater Dei, o médico José Salvador Silva.
Construção
A unidade de saúde foi construída seguindo normas e um alto padrão de arquitetura hospitalar para oferecer aos usuários uma experiência de conforto, segurança e atendimento de alta qualidade com processos hospitalares verificados e certificados internacionalmente.
A edificação ocupa uma área total de 21 mil metros quadrados e foi construída com a técnica de retrofit, para requalificação da estrutura já existente, com o uso de metal, concreto e fibra de carbono. A unidade é considerada premium, por utilizar modernas técnicas de arquitetura, com acabamentos especiais para o ambiente hospitalar.
“Buscamos adotar processos construtivos modernos, priorizando acabamentos de arquitetura e disposição interna dos espaços para que o paciente se sinta em um ambiente acolhedor, com privacidade”, comentou José Henrique Dias Salvador, CEO da Rede Mater Dei de Saúde.
A nova unidade conta com cerca de mil colaboradores – entre enfermeiros, nutricionistas, técnicos e pessoal administrativo, além de médicos e fisioterapeutas. Esses profissionais, grande parte de Nova Lima, atuarão em conjunto com os cerca de 3 mil médicos que integram o hub Mater Dei BH.
Fonte: Agência Minas