Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF inaugura nesta sexta-feira, 7, a exposição “Juiz de Fora: cidade sensível, cidade visível”, no Museu Mariano Procópio. A mostra, que traz projeções fotográficas nas paredes do porão da Villa Ferreira Lage, faz parte das celebrações de 174 anos da cidade e comemora um ano de reabertura total do Museu pela PJF. A cerimônia de inauguração acontece a partir das 19h, na Galeria Maria Amália, para autoridades e convidados e conta com apresentação do Duo Nara Pinheiro e Márcio Guelber.
As fotografias, que abordam temáticas como cultura, sociedade, arquitetura, cenas do cotidiano e desenvolvimento urbano, fazem parte do acervo do museu e retratam a cidade em diferentes momentos e épocas. Além disso, poderão ser vistas obras de artistas locais como, esculturas de Carlos Bracher e Luiz Soranço, pinturas de Dnar Rocha e Sylvio Ribeiro Aragão e documentos como passagens da Empresa de Bondes de Juiz de Fora e um esboço feito por Bernardo Mascarenhas para a usina da Cia. Mineira de Eletricidade.
O porão da Villa Ferreira Lage pôde ser visitado pela primeira vez pelo público no último ano, quando o espaço foi reaberto pela PJF depois de mais de 15 anos fechado. A área, que abriga a cozinha e funcionava como um local de trabalho na casa dos Lage, recebe pela primeira vez uma exposição com projeções, mostrando suas possibilidades expositivas.
A nova exposição pode ser visitada pelo público geral a partir deste sábado, com abertura às 10h30. Assim como as outras exposições, o horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 16h e sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 16h. As entradas podem ser feitas pela Rua Mariano Procópio, 1100 e pela Rua Dom Pedro II, 350, que conta com acesso para o estacionamento para grupos prioritários e pessoas com dificuldade de locomoção.