Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), ao longo desta sexta-feira, 10, o Viaduto Roza Cabinda teve mais um avanço. As vigas metálicas, que ligam os pilares e servirão de base para a concretagem da pista de rolamento, começaram a ser instaladas. Durante todo o dia, servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e trabalhadores da obra concluíram o içamento das quatro vigas metálicas que compõem a nova estrutura, localizado na Rua Benjamin Constant, no centro de Juiz de Fora.
Todas as quatro vigas metálicas foram içadas a uma altura de cerca de 8 metros acima do nível do solo, e cada uma possui 28 metros de comprimento por 1,30 metro de largura, pesando cerca de 15 toneladas. Ainda foi realizado no viaduto a soldagem das vigas.
Para a prefeita Margarida Salomão, essa operação é um êxito na conclusão do viaduto, que é muito aguardado pelos juiz-foranos. “Há anos eu escuto as pessoas pedirem um viaduto na Rua Benjamin Constant, para desafogar o trânsito de quem vem da zona leste, e, obviamente, não ficar ‘preso’ com a passagem do trem na região. Isso para nós é uma grande vitória, avançamos de uma forma decisiva para a finalização dessa obra para melhorar a mobilidade urbana no centro da cidade”, afirma.
O viaduto, uma das maiores intervenções viárias da história de Juiz de Fora, começou a ser construído no dia 15 de maio de 2023. Além de proporcionar ligação mais rápida entre a região Leste e o Centro, a obra vai garantir maior fluidez para o trânsito da área central. Além disso, será o primeiro viaduto a ter o nome de uma mulher na cidade.
O objetivo da intervenção é entregar à população de Juiz de Fora um elevado com extensão de 360 metros e uma alça de acesso à Avenida Francisco Bernardino, para melhorar o trânsito na região. A ideia deste novo equipamento urbano é eliminar da rota dos motoristas a passagem de nível na Rua Benjamin Constant, com a intenção de ofertar um melhor fluxo viário.
Segundo o secretário de obras, Lincoln Santos, a obra está dentro do esperado e segue o cronograma definido pela Prefeitura. “Estamos realizando hoje o içamento das vigas metálicas sobre a ferrovia, interligando as rampas de subida e descida da Rua Benjamin Constant e da Av. Francisco Bernardino, finalizando a parte de estrutura de interligação, para que possamos fazer a pavimentação do viaduto e liberar o trânsito até o final do mês de junho para a população”, destaca.