Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foi encerrada nesta quarta-feira, 17, em São Paulo, a feira WTM, o principal evento do setor turístico na América Latina. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Turismo (Setur), participou ativamente durante os três dias do evento realizado no Expo Center e que contou com a presença de quase 30 mil pessoas do trade turístico nos três dias da feira.
Marcas do setor turístico demonstram interesse em criar parcerias comerciais com Juiz de Fora, oferecendo pacotes e roteiros que exploram os atrativos turísticos e culturais da cidade. Com eventos de repercussão nacional como o concurso Miss Brasil Gay, Agosto Multicor e Rainbow Fest incluídos na Rota da Diversidade criada pela feira, Juiz de Fora chamou a atenção dos agentes de viagens e de turismo para a criação e comercialização de pacotes turísticos.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo e assessor da Secretaria de Turismo, Lucas Rosa, explicou que a participação de Juiz de Fora no WTM Latin America foi uma escolha assertiva, pois proporcionou a oportunidade de conversar com empresas de turismo de várias regiões do Brasil. Além disso, foi possível participar de cursos de capacitação que vão contribuir para potencializar o trabalho que vem sendo realizado pela Setur.
“No estande da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), tivemos a oportunidade de interagir com agentes do turismo, possíveis fornecedores e futuros parceiros, visando impulsionar ainda mais o turismo da região. Conversamos e divulgamos Juiz de Fora, destacando suas atrações, eventos, gastronomia, cultura e como polo cervejeiro. Os visitantes também têm elogiado a riqueza do material de divulgação do Museu Mariano Procópio, além dos eventos promovidos pela Setur. Essa é mais uma oportunidade de divulgar todo turismo da cidade na cadeia produtiva do turismo nacional e internacional”, disse Lucas Rosa.
Gracielle de Sousa, proprietária da Gra Viagens, lembrou que Minas sempre se destacou por sua riqueza histórica, geográfica e pela calorosa recepção de seus habitantes, uma hospitalidade incomparável. “A gastronomia então, é tão irresistível que é preciso ter cuidado para não exagerar e ganhar uns quilinhos extras! Parabéns a todos vocês por promoverem tão bem esses tesouros”. De acordo com Gracielle, “é compreensível que o Museu Mariano Procópio tenha chamado tanto a atenção, especialmente para um grupo tão interessado na parte histórica. E claro, a cerveja é uma atração à parte, mas o museu realmente tem seu encanto único”.
Rota da diversidade
A iniciativa teve o objetivo incentivar inovações, reconhecer e destacar projetos que abordem, de maneira única e criativa, as temáticas de Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+, ampliando a conscientização sobre a importância da diversidade na indústria, estimulando práticas inclusivas e representativas no setor. Além de fomentar o impacto social positivo para contribuir para o desenvolvimento sustentável e melhoria das condições sociais nas comunidades envolvidas.
Os expositores, entre eles Juiz de Fora, foram convidados a participar do projeto, se inscrevendo como parte da rota. Todos os projetos inscritos foram avaliados de acordo com critérios de relevância para os temas Afroturismo, LGBTQIA+ e Turismo 60+.
Ao todo, 20 organizações, entre iniciativas privadas e destinos, integraram a primeira edição do projeto. Embora não seja uma premiação, cada uma delas recebeu um selo de reconhecimento que as destacou no evento.
De acordo com Bianca Pizzolito, líder da WTM Latin America, “essa é uma demanda importante, pois os expositores estavam querendo esse espaço e precisavam desse espaço para serem vistos. Para o futuro, a ideia é que essas iniciativas se fortaleçam cada vez mais”.