Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Juiz de Fora foi destaque na WTM (The World Travel Market ), a maior feira de turismo da América Latina, que foi aberta nesta segunda-feira, 15, pela ministra interina do Turismo, Ana Carla Lopes, e pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo. A ministra elogiou a decisão da prefeita Margarida Salomão de criar a Secretaria de Turismo. Segundo ela, “essa decisão vai ao encontro da política do governo federal de apostar no turismo para a retomada e progresso econômico e também um olhar para o combate da diminuição das desigualdades sociais. Isso é muito importante e a prefeita está de parabéns por isso”.
Já o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que foi colega da prefeita Margarida Salomão na Câmara dos Deputados. O presidente da Embratur citou a importância do Museu Mariano Procópio, reaberto na gestão atual, que tem o segundo maior acervo do período imperial brasileiro. Freixo destacou a importância do turismo ecológico e disse que Ibitipoca é um dos grandes destinos turísticos para brasileiros e também para turistas de todo o mundo. “Então, nós trabalhamos para divulgar esse turismo que gera emprego e renda, para que o Brasil possa voltar a crescer como defende o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, disse ele.
A Secretaria de Turismo (Setur) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está representada no evento, que vai até quarta-feira, 17, pelos assessores Lucas Rosa, que também preside o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), e Felipe Fernandes. A Setur participa de uma mesa de negociação com agentes e agências de viagens para “vender” Juiz de Fora como destino turístico de excelência. A mesa é coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, cujo secretário Leônidas Oliveira também participa do evento.
De acordo com Leônidas, Juiz de Fora tradicionalmente acolhe bem a diversidade. “Minas Gerais ficou agora como um dos destinos do Brasil que mais acolhe pessoas LGBTQIA+”, explicou o secretário, lembrando a tradição do concurso Miss Brasil Gay e também da Lei Rosa, além de outros eventos ligados à comunidade LGBTQIA+.