Prefeitura garante funcionamento pleno do Olho Vivo em Juiz de Fora

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), desde o seu início, a atual gestão vem buscando soluções para a segurança pública. Uma delas foi a colocação em funcionamento de todas as câmeras do sistema de videomonitoramento Olho Vivo, que funciona na cidade em virtude de parceria entre o estado de Minas Gerais, através da Polícia Militar (PMMG), e a Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (PJF). A PM faz a gestão do sistema, mas a responsabilidade com o custeio da manutenção dos equipamentos cabe à Prefeitura. Em 2021, mais de 50% das câmeras se encontravam inoperantes. Hoje, todas as 54 câmeras estão em pleno funcionamento, reforçando a segurança nas áreas monitoradas.

Em dezembro de 2021, após longo período sem uma empresa que realizasse a manutenção das câmeras do programa Olho Vivo, a administração municipal conseguiu restabelecer essa operação. Foi feito processo licitatório e contratada empresa responsável pela manutenção permanente dos equipamentos.

 

O Olho Vivo tem por objeto o videomonitoramento de regiões da cidade por câmeras instaladas em pontos estratégicos. As imagens são direcionadas para uma central sob gestão da PMMG, onde agentes da Guarda Municipal fazem o trabalho específico de monitorar as imagens, identificando situações anormais. Essas imagens auxiliam no policiamento e na segurança da cidade. Não são raros casos de delitos flagrados pelas câmeras em que o emprego imediato das forças de segurança obtém sucesso em combater o fato.

 

A Prefeitura reafirma seu compromisso com o fortalecimento das políticas de videomonitoramento em nosso município. Tanto que anunciou, em janeiro deste ano, a instalação de novo sistema de videomonitoramento em Juiz de Fora, com 225 câmeras por todo o município, redimensionando esse tipo de trabalho por meio do cercamento eletrônico. A implantação dos equipamentos encontra-se na fase de estruturação das redes físicas para instalação das câmeras.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.