Juiz de Fora é piloto de nova versão de tecnologia de gestão de atendimento e despacho de ocorrências

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na última semana, a Guarda Municipal recebeu a visita de uma equipe técnica do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Mais que conhecer as atividades da corporação, os representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) atuaram em conjunto com o Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Guarda no processo de modernização de sistema disponibilizado pelo governo federal. Juiz de Fora é uma das cidades escolhidas como piloto da otimização do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Sinesp-CAD.

Em todo o país, apenas quatro corporações fizeram a migração para a versão atualizada do sistema. As Guardas Municipais de Camaragibe, em Pernambuco; Contagem, Minas Gerais; um batalhão da Polícia Militar de Sergipe e agora a GM de Juiz de Fora, que já está operando com a ferramenta otimizada. O foco da equipe de Brasília está nas grandes Guardas Municipais e naquelas que são gestoras, a fim de que possam multiplicar o treinamento a outras instituições. Juiz de Fora se encaixa neste último caso.

O objetivo da mudança é tornar o uso da ferramenta mais simples, deixando-a mais intuitiva. “A ferramenta muda para melhorar a vida de quem trabalha com ela, facilita e agiliza o dia a dia dos operadores e gestores”, afirmou o integrante da equipe técnica da Senasp, Wellington Luis Galvão. A dinâmica permanente do aperfeiçoamento também foi ressaltada por outro membro da equipe. “As atualizações são frequentes, mensais, no máximo trimestrais. Para julho, teremos a inclusão do georreferenciamento”, anunciou Daniel Caixeta Barroso.

As vantagens de aderir ao sistema foram enfatizadas pelo coordenador de Gestão Administrativa, da Diretoria de Gestão e Integração de Informações (DGI), da Senasp, Derik Reis do Nascimento. “Podemos destacar a modernização tecnológica, porque a Guarda Municipal sai de algo mais rústico para a tecnologia. Também há a economia de recursos. Quando a Guarda adere ao sistema, ela não precisa fazer nenhum investimento financeiro, todos os custos são do governo federal. Além disso, contribui de maneira significativa com seus dados, integrando informações com o Sinesp e proporcionando a formulação de políticas públicas mais assertivas em âmbito nacional”, pontuou, estabelecendo o alinhamento do município com as políticas de segurança do governo federal.

Disponibilizada gratuitamente pelo MJSP aos órgãos componentes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), o Sinesp-CAD está em uso em Juiz de Fora desde setembro de 2022. Além da reorganização de fluxos, profissionalização de atividades e qualificação de processos, a principal mudança obtida se deu sobre a mensuração precisa dos empenhos. Os relatórios gerados pelo sistema apresentam dados estratégicos para o planejamento do trabalho em segurança preventiva municipal.

A Guarda Municipal de Juiz de Fora é habilitada como multiplicadora do Sinesp-CAD e já ministrou treinamento de implementação da ferramenta digital para as Guardas de Ubá, Barbacena, Ouro Preto, Ouro Branco, Poços de Caldas, Iguaba Grande-RJ e Guapimirim-RJ.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.