Juiz de Fora registra mais que o dobro do volume de chuva esperado para fevereiro

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em fevereiro, Juiz de Fora registrou 359,3 milímetros (mm) de chuva no pluviômetro instalado no bairro Marumbi, na região leste da cidade. O volume foi cerca de 111% a mais do esperado para o mês (170,3 mm). O maior volume foi registrado no pluviômetro instalado no bairro Marumbi, na região leste da cidade.
Já o maior acumulado de chuva em 24h foi de 89,66 mm, no dia 15 de fevereiro.

Em apenas uma hora, choveu 28,8mm, o que representa 17% do esperado para o mês. Diante do volume intenso, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) implantou a Sala de Situação Integrada, que contou com servidores da Defesa Civil da PJF e do Corpo de Bombeiros. O objetivo foi atender as ocorrências de forma mais ágil. Foram registradas 65 ocorrências nos dias 15 e 16 de fevereiro em função da chuva e todas foram atendidas prontamente pela equipe técnica da Defesa Civil.

O trabalho integrado possibilitou a ação rápida para que a cidade retornasse à normalidade o mais breve possível após as chuvas intensas. Como explica o subsecretário de proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, a Defesa Civil desenvolve e atualiza anualmente o Plano de Contingência, que é operacionalizado de maneira intersetorial com todas as secretarias da PJF e outras instituições. “Na Prefeitura, trabalhamos de forma conjunta com o objetivo de estabelecer estratégias que agilizem as ações emergenciais. A rapidez da atuação do Boniteza na limpeza de áreas afetadas, sinalização de vias e recolhimentos de galhos, por exemplo, prova o sucesso do Plano de Contingência. Além disso, em fevereiro,pela primeira vez utilizamos a Sala de Situação Integrada, outro exemplo bem sucedido na gestão de desastres”, afirma.

Durante todo o mês, a Defesa Civil realizou 235 vistorias, sendo 65,11% de vistorias de respostas. Mesmo no período chuvoso, quase 40% das vistorias realizadas tiveram caráter preventivo, o que garante o monitoramento de áreas de risco e a antecipação de eventuais problemas a fim de encaminhar medidas emergenciais que reduzem o risco.

Ainda em fevereiro, a Defesa Civil promoveu capacitação em percepção de riscos de desastres para servidores.  O curso foi dividido em quatro dias, sendo dois teóricos e dois modos práticos. A iniciativa faz parte das capacitações oferecidas pelo órgão da Secretaria de Governo (SG) para terem um melhor desempenho no atendimento ao cidadão juiz-forano no cenário de riscos de desastresAlém disso, o mês contou com mais uma formação de voluntários, que promove capacitação para identificar fatores de risco e saber como agir diante de situações de desastres.

Em fevereiro, o serviço de alerta por SMS da Defesa Civil chegou a quase 50 mil cadastros em Juiz de Fora, um aumento de 33% em relação a janeiro de 2024. Para começar a receber os avisos, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP do local desejado para o número 40199. O serviço é gratuito e visa alertar a população sobre possíveis riscos de tempestades, onda de calor, queda de temperatura, entre outros. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram @defesaciviljf.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.