Espaço Cidade recebe duas exposições simultaneamente

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Espaço Cidade recebe a exposição“Viver o presente, valorizar o passado e olhar para o futuro”, que traz peças que fazem parte do acervo do projeto “Memórias JF”, que busca valorizar a arte, memória e patrimônio cultural que sustentam a riqueza cultural de Juiz de Fora. Simultaneamente a esta mostra, está de volta a exposição fotográfica “Turvas e límpidas: nas águas da história de JF”, que retrata o desenvolvimento econômico da cidade. A organização é da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e Secretaria de Turismo (Setur).

 

A mostra do projeto “Memórias JF” conta com mais de 80 peças como canecas, almofadas, aromatizador de ambientes, chaveiros, bolsas, quadros e cartões-postais de atrativos turísticos de Juiz de Fora. Os objetos estão relacionados a seis edições que já foram realizadas pelo “Memória JF”: Empreendedorismo baseado em Pantaleoni Arcuri; Museu Mariano Procópio: olhares; Polo cervejeiro de JF: Memórias e sabores; Recortes; Cotidianos e Impressões. Os interessados poderão adquirir os produtos que estão em exibição, por meio do pagamento eletrônico.

Segundo a idealizadora do projeto “Memórias JF”, Josy Amaral, a iniciativa tem por objetivo dar visibilidade aos empreendedores criativos da cidade. Segundo ela, “a apreciação e envolvimento do público, da comunidade local e turistas fará esta rede fortalecer e aumentar oportunidades para novos talentos e ainda contribuir para o envolvimento afetivo com a histórias e os potenciais existentes na cidade, além  de fortalecer Juiz de Fora como destino. É muito importante o Espaço  Cidade para a existência desta iniciativa, dando oportunidade para que os moradores possam conhecer e rememorar passagens da nossa história”.

Já na exposição “Turvas e límpidas: nas águas da história de JF” os moradores e turistas estão tendo a oportunidade de conhecer 77 fotos coloridas e em preto e branco sobre a trilha indígena dos Puris que deu origem a Juiz de Fora. Também há fotos do rio Paraibuna em diversos momentos históricos, representando as águas turvas que deram origem a Santo Antônio do Paraibuna, antiga denominação da cidade.

 

A mostra conta ainda com a apresentação de um pequeno histórico das adutoras que abastecem a cidade, tendo como destaque a Quarta Adutora, inaugurada recentemente pela prefeita Margarida Salomão, que garantirá água para os juiz-foranos por mais de 70 anos. A exposição tem a curadoria do supervisor de Memória, Eduardo Faria, e da assessora de Recursos Compartilhados, Yara Rosario, ambos da Funalfa, além da historiadora Edylane Eiterer.

O Espaço Cidade funciona de terça-feira a sexta-feira de 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados de 10h às 14h, período em que a exposição estará aberta à visitação pública até o dia 29. O Espaço Cidade fica na Avenida Rio Branco 2.234, na esquina com o Parque Halfeld.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.