Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), neste sábado, 19 de agosto, é celebrado o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data lembra o “Massacre da Sé” em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista. Lembrar do ocorrido é um marco importante na busca por garantia de direitos das pessoas que vivem em situação de rua, das instituições que trabalham promovendo ações de cuidado, de proteção dos direitos sociais e de garantia do acesso às demais políticas públicas.
Para marcar a data, a Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com os serviços especializados da proteção social especial, irá promover duas ações para conferir visibilidade a essas pessoas e ao trabalho desenvolvido na busca por garantia de direitos.
Nesta sexta,18, das 10h às 12h, será realizada uma ação de conscientização na Praça da Estação. As atividades terão início com o ato simbólico marcado pelo painel “Eu estou aqui”. Trata-se de uma arte do contorno do mapa de Juiz de Fora pintado pelas mãos dos assistidos dos equipamentos da assistência social. Logo após serão ofertadas orientação sobre os serviços para pessoas em situação de rua, encaminhamentos e ofertas dos serviços do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), Núcleos de Convivência para Adultos em Situação de Rua (Centro e Norte) em parceria com o Consultório na Rua, Centro de Atenção Psicossocial (Cap AD) e Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).
Já na segunda-feira, 21, às 14h, os servidores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência de Assistência Social (Creas) irão participar de uma capacitação sobre os serviços de média e alta complexidade da assistência social para pessoas em em situação de rua em Juiz de Fora. O encontro será na Casa dos Conselhos, Rua Halfeld, 450/ 7º andar, Centro.