Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta sexta-feira, 21, o Programa Boniteza da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou o edital “Acupuntura Urbana – Arte na ponte”, que vai viabilizar a pintura da ponte Leopoldina, localizada na Av Brasil, e também do caminho que dá acesso até a Casa da Mulher, na Av. Garibaldi Campinhos, 169, bairro Vitorino Braga.
“Trata-se de uma participação do poder legislativo nessa atividade de recuperação da cidade. Se chama Acupuntura Urbana porque buscamos os suspiros urbanos. Efetivamente a cidade da maneira como ela se implanta, especialmente nas suas áreas centrais, acaba sendo um espaço opressivo, sem respiro, sem oportunidades e de individualização. É de grande valia, da compreensão da cidade, como um espaço democratico, um espaço em que todos tenham expressão. E tanto melhor que estamos fazendo pelas vozes das mulheres e pela beleza gerada neste projeto”, aponta a prefeita Margarida Salomão.
A iniciativa vai premiar um projeto de arte desenvolvido por artistas do gênero feminino nos estilos de graffiti, street art, muralismo, entre outras modalidades. O projeto planeja a pintura da Ponte Leopoldina, que é um local de alto fluxo de travessia de pedestres e a única ponte na cidade que homenageia uma figura feminina, contemplando o percurso da ponte até a Casa da Mulher, importante equipamento público voltado para atendimento humanizado e acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica.
Dentre as artistas visuais urbanas interessadas em participar do edital, uma será premiada pela melhor proposta de atividade que será executada na Ponte Leopoldina, permitindo ao público o acesso gratuito ao conteúdo artístico e cultural. Desta forma, a artista premiada receberá o valor bruto de R$20 mil para executar as intervenções. O recurso para a iniciativa foi destinado pela vereadora Laiz Perrut, via emenda parlamentar. A vereadora destacou que foram muitos encontros para o projeto sair do papel através do edital, e ressalta a sua importância. “Um projeto para colorir a cidade. Nós defendemos a cultura, uma cidade mais bonita, mais colorida, que não seja só muros e prédios. A cidade vai ganhar cor através das nossas artistas.”
A coordenadora do projeto, Julia Daibert, comenta sobre essa iniciativa. “O projeto está dentro do Programa Boniteza, e esse em especial é muito importante para mim como mulher. Estar no mandato governado por uma mulher, com uma vereadora enviando verba para a única ponte que homenageia uma mulher em Juiz de Fora. Um edital só para artistas mulheres e com o tema de poder feminino. E para melhorar mais ainda a gente vai conectar o piso da ponte até a Casa da Mulher”.
As inscrições podem ser realizadas entre os dias 22 de julho a 5 de setembro de 2023 até às 18h, por meio do portal da Prefeitura Ágil. Durante os dias 6 a 13 de setembro, os projetos serão avaliados por uma banca julgadora indicada no edital. Já no dia 14 de setembro, os resultados preliminares serão divulgados e o resultado final será no dia 18 de setembro. Poderão participar deste edital mulheres, pessoa física ou jurídica, com experiência comprovada no desenvolvimento de atividades relacionadas à produção artística e/ou cultural no município