Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), há três meses, o serviço de atendimento telefônico 153 da Guarda Municipal de Juiz de Fora, bem como as atividades de monitoramento e a gestão das ações operacionais da corporação, passaram a compor o novo Centro de Monitoramento e Operações (CMO), instalado e estruturado no antigo posto policial do bairro São Mateus, à Rua São Mateus, 300. Desde então, o local conta com a presença 24 horas dos agentes que atuam na central 153.
O CMO ocupa o segundo andar do imóvel, onde atividades restritas de monitoramento, recebimento de chamadas, registros e despachos de ocorrências são realizadas. A presença permanente do efetivo da Guarda no local, a movimentação e o patrulhamento das equipes nas imediações vêm contribuindo para o aumento da sensação de segurança do território, repercutindo na rotina de comerciantes, moradores e pessoas que transitam pela região e se utilizam da praça Jarbas de Lery, ao lado da base.
A remodelagem do setor trouxe melhores condições de trabalho para as equipes e conferiu mais modernidade e qualidade às ações da Guarda Municipal. Todo despacho e registro de empenho da Guarda é feito pelo CMO, de forma integrada ao sistema de registros do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do software Sinesp-CAD.
A ocupação do imóvel cumpre dois objetivos, dar mais visibilidade à Guarda Municipal e otimizar a utilização de próprios municipais. O projeto de estruturação do novo espaço contou com a parceria da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA), órgãos da Prefeitura que ocupam o primeiro andar do prédio.