Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o pátio da sede da Guarda Municipal se transformou num grande arraiá nesta quinta-feira, 29. As alunas do projeto JF Esporte e Cidadania, que desenvolve atividades com a comunidade na academia da Guarda, se vestiram de chita e dançaram a tradicional quadrilha, festejando a saúde e as relações de convívio estabelecidas naquele espaço. Teve barraquinha, comidas típicas, presença das mascotes da Guarda e muita alegria no rosto de todos.
A prefeita Margarida Salomão prestigiou a comemoração e pôde ver de perto a transformação que a abertura da sede da Guarda tem feito na vida de mulheres da comunidade e na própria dinâmica do ambiente de segurança. “Acho que a Guarda está cumprindo um papeI muito importante. Essa atividade de cultura, de lazer, também é promoção da segurança. É muito importante proporcionar a oportunidade de socialização, de encontro, de atividade física. O trabalho que faz a diferença é aquele que impacta a vida da gente todos os dias”, enfatizou.
Desde março de 2022, a Guarda Municipal abriu os portões de sua sede para a comunidade do entorno no bairro São Bernardo. O projeto “Vem pra Guarda” propõe a aproximação da instituição com o território e as pessoas que nele residem. Além do uso da academia de ginástica para as atividades pelas turmas femininas, alunos da Escola Municipal Amélia Mascarenhas, vizinha da unidade, participam de iniciação às artes marciais nas dependências da Guarda. Uma estratégia que atende aos preceitos da segurança cidadã e comunitária seguidos pela corporação municipal.
A parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) mantém o funcionamento do núcleo do projeto JF Esporte e Cidadania, com uma profissional de educação física designada para coordenação dos trabalhos. A proposta foi tão bem recebida pela comunidade que, hoje, são 130 mulheres frequentando aulas de ginástica aeróbica, alongamento e pilates, de segunda a quinta-feira na sede da Guarda.
O objetivo de aproximar e incluir pessoas, otimizando o uso de instalações dos serviços públicos municipais trouxe mudanças tanto para a corporação, que viu revitalizado o ambiente em que antes se davam apenas as funções de trabalho, como para as mulheres acolhidas com aulas gratuitas. Além de melhoras na saúde física, as atividades refletem em benefícios globais à vida delas. Muitas viviam sedentárias, dentro de suas casas, sem relacionamentos sociais. Com as aulas, contatos foram estreitados e um novo estilo de vida e de convívio; conquistados.
O Projeto “Vem pra Guarda” tem regulamentação prevista pela Portaria 14 da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc). Documento que dispõe sobre as políticas de prevenção à violência e fortalecimento da cidadania desenvolvidos pela Secretaria, entre elas a abertura da sede da Guarda Municipal para projetos e atividades sociais, culturais e esportivas.