Parte da programação em comemoração ao aniversário de 173 anos de Juiz de Fora, a inauguração da Quarta Adutora representa, de fato, uma importante conquista para a cidade. “Estamos falando de uma obra estratégica, um grande investimento na área de infraestrutura urbana, resultado de um programa chamado Saneamento para Todos, criado no primeiro mandato do governo Lula, em 2005”, afirmou a prefeita Margarida Salomão. Ressaltando a importância de se investir em saneamento, como “condição mínima para a vida democrática em nosso país”, a prefeita reforçou o fato de ter à frente dessa conquista a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) de Juiz de Fora. “Em um momento em que este tema está em debate no Congresso, temos que nos orgulhar de ter uma empresa pública que faça essa entrega tão importante para nossa cidade”.
Para marcar a obra, a prefeita encaminhou um Projeto de Lei, para aprovação na Câmara Municipal, com a proposta de que a Quarta Adutora leve o nome do ex-prefeito Agostinho Pestana. “Em nome de nossa família, gostaria de expressar a gratidão por essa homenagem prestada ao meu pai, 15 anos após sua morte. Como engenheiro, ele, que foi prefeito de 1970 a 1972, deixou importantes obras nessa área, como a segunda adutora”, agradeceu Valéria Pestana.
Com cerca de 7.500 metros de extensão, a Quarta Adutora é resultado de um investimento de cerca de R$35 milhões, sendo constituída por tubos de 900 e 1.200 milímetros de diâmetro, garantindo vazões de água entre 680 litros por segundo (l/s) e 1200 l/s, dependendo do trecho. Tudo isso, enfatizou o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, garante à Quarta Adutora importantes diferenciais. Um deles é a capacidade de ampliar o transporte da água entre as unidades de tratamento da Cesama até o centro de Juiz de Fora, garantindo maior estabilidade na distribuição para toda a cidade. Além disso, no caso de secas, chuvas intensas ou outras intercorrências que possam romper uma adutora, “a interligação da quarta com as outras três irá evitar um possível desabastecimento de água”, explicou Júlio, em seu discurso. Outro diferencial, completou, está relacionado à manutenção. “A quarta adutora passa por baixo do acesso Norte e da Avenida Brasil, o que torna o acesso muito mais fácil. Não é o que acontece com a segunda adutora, que passa dentro da Mata do Krambeck, dificultando os trabalhos”.
Atrações diversas também marcaram inauguração da Quarta Adutora
O evento de inauguração da Quarta Adutora foi marcado também com outras atrações. Aproveitando o feriado municipal de 13 de junho, dia do padroeiro Santo Antônio, as crianças puderam se divertir, ao longo do dia, no projeto “Rua de Brincar”, da Secretaria de Governo (SG), com acesso a diversos brinquedos gratuitos. Já os adultos puderam curtir uma festa junina com barraquinhas de comidas típicas e várias apresentações, como o Coral Cesama, Trupicada, Batuque de Roda e DJ. Iniciativa aprovada por quem passou pelo local. “Foi uma excelente oportunidade para reunir a família, para as crianças se divertirem e a gente poder aproveitar ainda mais a folga do feriado”, comemorou Jenifer Fernandes.