Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o premiado espetáculo “Assinado, Téo”, da Cia. Eita!, ganhou uma nova montagem que estreia em curta temporada no próximo final de semana, dias 7, 8 e 9, às 19h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Gilberto de Alencar, atrás da Igreja São Sebastião – Centro). Livre para todos os públicos, a peça é uma alternativa para quem procura uma atração cultural durante o feriado de Páscoa, e a apresentação de domingo terá acessibilidade em libras. Os ingressos podem ser adquiridos on-line pela plataforma Cheers. Também estão disponíveis em dois pontos de venda física, na Geek Place (Galeria General Roberto Neves, Loja 108 – Centro) e no Restaurante São Pedro Sabor (Rua José Almério de Oliveira, 114-A – São Pedro).
A Cia. Eita! foi criada em 2018, a partir das oficinas de teatro do Programa Gente em Primeiro Lugar, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com gestão da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Os trabalhos foram interrompidos durante a pandemia de Covid-19, mas o grupo decidiu retomar as atividades de forma independente, buscando se consolidar na cena teatral da cidade.
Marcando a retomada do percurso, a companhia decidiu fazer nova montagem do espetáculo “Assinado, Téo”, que tem direção e dramaturgia de Lucas Nunes. A peça já foi conferida por cerca de 1.500 pessoas em oito apresentações entre 2018 e 2019. Nesse período, passou por dois festivais do circuito mineiro de teatro e acumulou diversas premiações, como Melhor Ator (Pedro Costa), Melhor Atriz (Maria Gabriela), Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção (Lucas Nunes) e Melhor Espetáculo Infantil, no Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno, e Melhor Ator (Pedro Costa), Melhor Atriz (Maria Gabriela), Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção (Lucas Nunes) e Melhor Espetáculo Infantil, no Festival de Artes da Cidade de Barroso.
Após o hiato provocado pela pandemia de Covid-19, o espetáculo “Assinado, Téo!” volta com renovação de parte do elenco, mas preservando a magia do texto. Baseado no filme “A Estranha Vida de Timothy Green”, o enredo se desenvolve no fantasioso Reino de Labris, que enfrenta um problema singular: as florestas e matas têm ficado cada vez mais sem folhas, causando uma série de consequências.
A peça ganhou 11 novos membros, que se juntaram a outros 10 que já estavam desde a criação do grupo. Um dos destaques é a atriz Maria Antônia, que esteve na primeira montagem em outros personagens e agora encara o desafio de interpretar o protagonista, o jovem menino Téo. Entre os novatos, a grande maioria também integrou ou faz atualmente a oficina de teatro ofertada pelo programa Gente em Primeiro Lugar e também pela Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Especializados Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira). Logo após a reestreia, o espetáculo disputará seu terceiro festival de teatro, o Festival de Teatro de Ubá (Fetuba), agendado para o feriado de Tiradentes.
O Programa Gente em Primeiro Lugar e a Praça CEU são mantidos pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com gestão da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). No Gente, a prestação de serviços é da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), e na CEU, da Associação Cultural Arte e Vida (Acav).
Ficha técnica
– Direção e dramaturgia – Lucas Nunes
– Elenco e personagens
Analu – Março / Maria do Rosário
Ariane Abreu – Rainha Maria Malid
Caio Valle – Ministro / Juca
Estela Munakata – Ministra
Gabriel Oliveira – Sr. Tempo / Marelo
Gabrielle Moraes – Julho / Vermeigo / Mãe
Hamanda Laísa – Fevereiro / Alice
Hiram Rodrigues – Setembro / Azulino
Israel Bem-Hur – Mosquito / Laranjota
Jade Luany – Junho / Maria do Carmo
Júlia Carvalho – Novembro / Maria Aparecida
Larissa Pires – Agosto / Maria Madalena
Letícia Duque – Agosto / Maria Madalena
Lucas Lincoln – Janeiro / Sr Martin / Eros
Luiz Bonsaver – Outubro / Luiz
Marcos Chagas – Maio / Anilton
Maria Antônia Bosich – Téo
Matheus Yung – Troço / Dezembro / Violeto
Miriã Costa – Maria Eduarda / Petala
Rafaela Barbosa – Damasco / Maria Luiza / Verdenia
– Músicos (Trilha ao vivo) – Analu / Jade Luany / Luiz Bonsaver e elenco Cia Eita!
– Concepção de Iluminação – Nitay Krishna e Lucas Nunes
– Trilha Sonora Autoral – Robert Anthony
– Fotografia – Lucas Guimarães
– Produção – Gabriel Oliveira / Hamanda Laísa / Júlia Carvalho / Lucas Nunes / Matheus Yung / Rafaela Barbosa
– Suporte de Produção – Danielly Gomes, João Henrique Wertz Machado, Larissa Pires, Letícia Duque, Lidiane Oliveira
– Trilha Sonora Cantada – Oração ao Tempo (Caetano Veloso) / Maria Maria (Milton Nascimento) / Filhos do Arco-íris (Nilza Guanaes) e Oração (Leonardo Fressato)
– Suporte de Música Cantada – Phill de Orixalá
– Apoio e Orientação de Trilha Sonora – Fofão
– Direção de Movimento – Lidiane Oliveira
– Design Gráfico – Armando Moreno e Gabriel Bittencourt
– Figurino – André Monteiro e Estela Munakata
– Cenografia – Gabriel Oliveira / Hamanda Laísa / Júlia Carvalho / Lucas Nunes / Matheus Yung / Rafa Barbosa
– Intérpretes de Libras – Rosemeire Alves de Arruda e Andressa Lauriene de Araújo Bahia