Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no último domingo, 26, a Rua Adailton Garcia, no bairro JK, foi palco do “Rua de Brincar”. Cerca de 350 pessoas participaram da inauguração do projeto no bairro, que contou com brincadeiras e ações voltadas à saúde. Todos os domingos, das 8h às 12h, o trânsito fica impedido nas vias onde o programa é realizado para que a comunidade utilize o espaço para atividades ao ar livre.
Os moradores da região puderam aproveitar a manhã para brincar e fazer exercícios ao ar livre, além de interagir com os vizinhos. Jogos de mesa, brinquedos infláveis e a apresentação do Palhaço Faísca foram algumas das atrações que garantiram a diversão da comunidade. Música, arte e cultura também incrementaram o evento de inauguração.
Já estudantes de Medicina Veterinária, Fisioterapia e Nutrição das universidades Unipac e Universo promoveram ações como avaliação nutricional, medição de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre castração de animais. “Na ação social no bairro JK, instruímos a população sobre os cuidados com a coluna vertebral, dando orientações sobre postura e hábitos do dia a dia, proporcionando melhor qualidade de vida para as pessoas”, disse o acadêmico de Fisioterapia da Unipac, Marcelo Lopes.
A iniciativa do Programa Boniteza da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) visa estimular a ocupação dos espaços públicos, proporcionando lazer e bem-estar à população. O “Rua de Brincar” já contempla dez bairros de Juiz de Fora: JK (Rua Adailton Garcia); Parque das Águas (Rua José Maestro Quirino); Santa Cruz (Rua Sebastião Schneider); Retiro (Rua Aladim Silva); Ponte Preta (Avenida Gabriel Sobreira); Santa Luzia (Rua Três Ilhas); na Avenida Brasil, no trecho entre a Rua Benjamin Constant e a Rua Marechal Setembrino de Carvalho (Ponte do Ladeira); no Dom Bosco (Rua Manoel Lopes Silva); no Santo Antônio (Rua Octávio Corrêa Maia); e no Jóquei Clube I (Rua José Basílio da Costa).
Programa Boniteza
Coordenado pela Secretaria de Governo (SG), o Programa Boniteza é desenvolvido através de uma ação integrada entre Secretaria de Assistência Social (SAS); Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa); Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); Secretaria de Comunicação Pública (Secom); Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb); Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic); Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades (Empav); Secretaria de Educação (SE); Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); Secretaria da Fazenda (SF); Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU); Secretaria de Obras (SO); Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop); Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur); Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); Secretaria de Saúde (SS); Secretaria de Turismo (Setur); e Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA).