Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), um dos mais ilustres integrantes do carnaval de Juiz de Fora, o carnavalesco José Carlos Passos, o Zé Kodak, foi homenageado com uma escultura pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na manhã desta sexta-feira, 17, no Largo do Riachuelo, ponto de concentração da Banda Daki. A celebração foi presidida pela prefeita, Margarida Salomão, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Zé Márcio Garotinho, da diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa Sales de Almeida, além dos vereadores Vagner de Oliveira e Maurício Delgado.
A prefeita Margarida Salomão exaltou a importância de Zé Kodak para o carnaval da cidade. “Daqui por diante, nesta pracinha aqui, onde nasceu o bloco, teremos a presença eterna do Zé. A maior homenagem que podíamos fazer pelo Zé Kodak, além, claro, desta manifestação pública e visual, é fazer voltar o carnaval, e é isso que estamos fazendo este ano. Carnaval para todo mundo em Juiz de Fora. Um carnaval na cidade inteira”.
O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, o vereador Zé Márcio Garotinho, apontou o local da homenagem como importante para o processo de retomada do carnaval e a continuidade da Banda Daki na maior festa popular na cidade. “Sempre que a gente podia, há 20, 25 anos, descíamos a pé do bairro Bairu: eu, a turma toda, de colan, fantasiado, e a nossa festa era a Banda Daki. Então, a melhor homenagem hoje que poderíamos fazer para o Zé é continuar a frequentar o grupo e realizar a abertura do carnaval sempre aqui, no Largo do Riachuelo”.
A diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa Sales de Almeida, reafirma a presença do carnavalesco, relembrando a sua passagem no Paço Municipal. “A gente costuma, quando gostamos muito de uma pessoa, quando se tem uma história, a gente falar ‘Zé Kodak, presente’. Assim, ele está sempre presente. Uma pessoa como o Zé, que contribuiu para a vida da cidade, não só do carnaval, não morre nunca. Quando chegamos na Prefeitura, nesta administração da Margarida, o Zé foi lá dar boas-vindas para a gente e deixou um monte de ideias. E algumas delas temos executado e ficamos muito felizes com isso”.
Emocionado, Luís Gustavo Passos, sobrinho de Zé Kodak, exaltou a figura do tio para o carnaval da cidade. “O Tio Zé vivia para o carnaval, vivia para a cidade de Juiz de Fora. Uma das coisas mais importantes para ele era o carnaval. É um prazer e agradeço imensamente a essa homenagem ao meu tio aqui.”