Prefeita homenageia Zé Kodak com estátua inaugurada no Largo do Riachuelo

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), um dos mais ilustres integrantes do carnaval de Juiz de Fora, o carnavalesco José Carlos Passos, o Zé Kodak, foi homenageado com uma escultura pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) na manhã desta sexta-feira, 17, no Largo do Riachuelo, ponto de concentração da Banda Daki. A celebração foi presidida pela prefeita, Margarida Salomão, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Zé Márcio Garotinho, da diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa Sales de Almeida, além dos vereadores Vagner de Oliveira e Maurício Delgado.

A prefeita Margarida Salomão exaltou a importância de Zé Kodak para o carnaval da cidade. “Daqui por diante, nesta pracinha aqui, onde nasceu o bloco, teremos a presença eterna do Zé. A maior homenagem que podíamos fazer pelo Zé Kodak, além, claro, desta manifestação pública e visual, é fazer voltar o carnaval, e é isso que estamos fazendo este ano. Carnaval para todo mundo em Juiz de Fora. Um carnaval na cidade inteira”.

O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, o vereador Zé Márcio Garotinho, apontou o local da homenagem como importante para o processo de retomada do carnaval e a continuidade da Banda Daki na maior festa popular na cidade. “Sempre que a gente podia, há 20, 25 anos, descíamos a pé do bairro Bairu: eu, a turma toda, de colan, fantasiado, e a nossa festa era a Banda Daki. Então, a melhor homenagem hoje que poderíamos fazer para o Zé é continuar a frequentar o grupo e realizar a abertura do carnaval sempre aqui, no Largo do Riachuelo”.

A diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa Sales de Almeida, reafirma a presença do carnavalesco, relembrando a sua passagem no Paço Municipal. “A gente costuma, quando gostamos muito de uma pessoa, quando se tem uma história, a gente falar ‘Zé Kodak, presente’. Assim, ele está sempre presente. Uma pessoa como o Zé, que contribuiu para a vida da cidade, não só do carnaval, não morre nunca. Quando chegamos na Prefeitura, nesta administração da Margarida, o Zé foi lá dar boas-vindas para a gente e deixou um monte de ideias. E algumas delas temos executado e ficamos muito felizes com isso”.

Emocionado, Luís Gustavo Passos, sobrinho de Zé Kodak, exaltou a figura do tio para o carnaval da cidade. “O Tio Zé vivia para o carnaval, vivia para a cidade de Juiz de Fora. Uma das coisas mais importantes para ele era o carnaval. É um prazer e agradeço imensamente a essa homenagem ao meu tio aqui.”

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.