Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o programa “Da Minha Casa Para Sua Casa”, projeto da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) de coleta de móveis e eletrodomésticos usados ainda em condições, promoveu 87 doações para pessoas em situação de vulnerabilidade social e contempladas pelo auxílio-moradia em 2022. A iniciativa surgiu na atual gestão e é coordenada de modo intersetorial pela Secretaria de Governo (SG), Secretaria de Assistência Social (SAS) e pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).
A secretária de governo, Cidinha Louzada, ressalta a importância do programa “Da Minha Casa Para Sua Casa” para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Nesta gestão ampliamos o valor do auxílio-moradia para que as pessoas que precisam tivessem condição de pagar o aluguel e realizamos o acompanhamento das famílias de forma constante. Identificamos que, na maioria das vezes, as pessoas que recebem o benefício precisam de apoio para mobiliar a casa. Assim nasceu o projeto no ano passado. O objetivo é unir aqueles que têm móveis ou eletrodomésticos em boas condições para doar com aqueles que precisam”, explica.
De acordo com a secretária de assistência social, Malu Salim, o público alvo deste projeto são as pessoas incluídas no Auxílio Moradia, principalmente as pessoas com vivência de rua. “Além do benefício para pagamento de aluguel, esta parcela da população recebe os móveis para organizar seus espaços, dar mais conforto e dignidade às famílias, estabelecendo uma estrutura que irá facilitar sua adaptação e permanência dentro de uma casa”, enfatiza.
O Demlurb é encarregado de registrar, agendar, realizar o recolhimento e entrega dos itens. A supervisora de coleta de resíduos secos do Demlurb, Rosilene Lopes dos Santos, responsável por administrar a logística do atendimento, destaca a relevância do programa para o meio ambiente. “O ‘Da Minha Casa Para a Sua Casa’ é de grande relevância porque, primeiro, a população deixa de descartar móveis de qualquer maneira em via pública ou local inadequado. Além disso, os que estão em bom estado, nós conseguimos entregar para quem realmente precisa, proporcionando condições dignas de moradia. Toda população ganha com isso, tanto quem doa, quanto quem recebe”, pontua.
A PJF analisa os perfis das pessoas cadastradas em programas de assistência social do município, avaliando as demandas de cada cidadão. Logo após, o encaminhamento dos pedidos retorna para o Demlurb concluir a entrega do donativo.
O morador do bairro Santos Dumont, Paulo Pereira, participou pela segunda vez do programa na última quinta-feira, 22. Paulo fala da satisfação em praticar a solidariedade através da iniciativa. “As doações são muito importantes, não só nesse final de ano ou em épocas de calamidades. Essa ação ajuda de fato quem precisa. Eu tenho um sentimento de gratidão, fico muito satisfeito em saber que posso ajudar o próximo”, relata.
Para os interessados em realizar a doação através do programa, basta ligar para o “Alô Demlurb” no 3690-3500 de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.