Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) o trabalho foi voltado sobretudo à retomada das obras do Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos, no anúncio do investimento nos campos de várzea, novos projetos esportivos para a cidade, além da retomada dos torneios, como por exemplo a Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador e Futsal; Jogos da Terceira Idade, Jogos Intercolegiais, Ranking de Corridas de Rua; Festival Paradesportivo, Semana do Desafio Paralímpico, entre outros.
Investimentos desenvolvem o esporte na cidade
Em agosto, a Prefeita Margarida Salomão anunciou o investimento de R$ 10 milhões para melhorias das condições dos campos de várzea da cidade. Esse valor será investido nos anos de 2023 e 2024. Atualmente, Juiz de Fora conta com 17 campos públicos.
O Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos Nazaré Campos segue com as obras em andamento para sua inauguração. A obra está sendo realizada pela empresa Ribeiro Alvim, com a supervisão da Secretaria de Obras (SO). A previsão de entrega do Ginásio Municipal é no aniversário da cidade, em maio de 2023. Os recursos são oriundos de convênio firmado com a Caixa Econômica Federal e contrapartida municipal, no valor de R$13.182.955,54.
Projetos trazem esporte e lazer para a população
A grande novidade do ano foi o lançamento do projeto “Estádio Para Todos”, em maio de 2022. O projeto tem tornado o estádio um local com oportunidades à comunidade de melhorar a qualidade de vida por meio de práticas esportivas e atividades de lazer, se tornando mais um espaço de destaque para a população de Juiz de Fora.
Nos núcleos esportivos, 3.530 alunos foram atendidos em 78 núcleos distribuídos em 60 bairros, com 13 modalidades: Basquete, caminhada, dança mix, futsal, ginástica artística, ginástica, handebol, hidroginástica, iniciação esportiva, natação, pilates, recreação e vôlei. A SEL inaugurou, também, dois núcleos de judô na cidade, no bairro Caiçaras, na E. M. Professor Augusto Gotardelo, e na E. M. José Calil Ahouagi, no bairro Marilândia.
O Bom de Bola, um Programa de iniciação esportiva gratuito, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, tem como objetivos desenvolver capacidades e habilidades relacionadas ao futebol, além de estimular a formação social, educacional e promoção da saúde dos praticantes. O projeto está inserido nos bairros: Teixeiras, São Pedro, Progresso, Vitorino Braga, São Geraldo e Santa Rita. Ao todo, 315 jovens participam do projeto.
Outro projeto que voltou a ativa foi o JF Lazer, que leva às comunidades de Juiz de Fora brincadeiras e diversão para todas as idades, como por exemplo, totó, pingue-pongue, escorregadores, cama elástica e infláveis. Foram 144 ações, de fevereiro a dezembro, em 88 bairros da cidade, além de 53 escolas das redes municipal, estadual e particular, e nas comunidades da zona rural.
Paradesporto é destaque na gestão
Atualmente, a SEL abriga os Núcleos Paradesportivos e eventos de paradesporto, como o Festival Paradesportivo e a 14ª Semana do Desafio Paralímpico. Atualmente, a SEL atende 146 alunos PCD através de várias modalidades.
O Festival Paradesportivo é destinado às pessoas com deficiência (PCD) e tem como objetivo oportunizar momentos de socialização, de confraternização, de motivação e de apresentação das habilidades esportivas da pessoa com deficiência. Na edição deste ano, foram 210 participantes nos torneios de Goalball, Bocha Paralímpica, Futebol Adaptado, Polybat, Atletismo Paralímpico e Natação Paralímpica.
Já a 14ª Semana do Desafio Paralímpico, realizada em setembro, também é destinada às Pessoas Com Deficiência e é realizada pela PJF para marcar o mês de luta deste público, além de inserir os participantes na cultura esportiva e contribuir na inclusão. A Equipe de Atletismo Paradesporto SEL participou das sete etapas das corridas do ranking, tornando-se campeã geral do evento.
Além disso, Juiz de Fora recebeu os Jogos do Interior de Minas Paradesportivo, o JimiP, nos dias 4, 5 e 6 de novembro. Atletismo e Natação foram as modalidades da edição, que foram disputadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A equipe de Natação paralímpica da SEL foi a campeã dessa modalidade.
Copas Prefeitura
As copas Prefeitura Bahamas de Futsal, de Fut7 60+ e de Futebol Amador voltaram à cena neste ano. A “Copa Prefeitura Bahamas de Futsal” é realizada pela Prefeitura há mais de 30 anos. A competição é disputada nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17, sub-20, adulto, veterano no masculino e no feminino, as categorias sub-15, sub-17 e adulta feminina. Esse ano, tivemos 143 equipes inscritas, 249 jogos, 1.472 gols e aproximadamente 2.145 atletas.
Realizada desde 1983, a Copa de Futebol Amador é considerada a maior competição do gênero no Brasil, tendo como objetivo incentivar a prática do futebol nas comunidades, promovendo o intercâmbio desportivo e social entre os diversos segmentos da sociedade, incentivar momentos de lazer e integração social, atendendo, assim, às diretrizes da administração municipal. Este ano, foram 173 equipes, 4.325 participantes, entre atletas e pessoas da comissão técnica, além de mais de 300 jogos disputados.
A Copa Prefeitura Bahamas de e-Sports teve a segunda edição esse ano. A competição busca incentivar a prática desportiva eletrônica em Juiz de Fora e região, valorizando os benefícios educacionais e comportamentais possibilitados pelo esporte como amizade, cooperação, disciplina, ética, inclusão, integração, participação, respeito mútuo, solidariedade, superação e a cultura da paz. 8 Ball Pool, Clash Royale, xadrez juvenil e adulto, Fifa PS4 e Xbox e League of Legends foram as modalidades deste ano, que contou com 90 atletas nesta edição.
Esse ano, tivemos mais uma edição dos Jogos Intercolegiais. Foram 5.466 inscrições, nas dez modalidades: Judô, Atletismo, Natação, Xadrez, Tênis de mesa, Basquete, Handebol, Futsal, Voleibol e Queimada. 68 escolas participaram desta edição de 2022.
Além dos jogos intercolegiais, foi realizada mais uma edição dos Jogos da Terceira Idade, que contou com 156 pessoas com mais de 60 anos inscritas. Quatro municípios, além de Juiz de Fora, tiveram participação no torneio: Chácara, Conceição das Alagoas, Goianá e Simão Pereira, que estiveram presentas nas modalidades: Lancebol (basquete adaptado), Tênis de mesa, Voleibol adaptado, Dama, Xadrez, Peteca, Baralho, Natação, Boliche.
Corridas de Rua contam com mais de dez mil participantes
Tradicional e reconhecido em toda região e até mesmo nos estados vizinhos, o Ranking Prefeitura de Juiz de Fora de Corridas de Rua é um evento que faz parte do calendário esportivo da cidade. Esse ano, foram sete corridas distribuídas ao longo do ano. O torneio teve 1.085 corredores, totalizando 10.062 participantes em todas etapas do Ranking de Corridas de Rua, uma média de 1.437 pessoas por prova.
Em junho, foi realizada a 5ª Corrida do Laboratório Côrtes Villela com 1.209 corredores. Em julho, foi realizada a 6ª Tecnobit Night Run, que contou com 886 participantes. Um mês depois, a SEL realizou a 10ª Meia-Maratona de Juiz de Fora, com 1.325 corredores. Em setembro, foi realizada a 4ª etapa do Ranking de Corridas de Rua, a 10ª Corrida de Rua do Rodoviário Camilo dos Santos, que teve 2.094 atletas. Já em outubro, foi realizada a 9ª Corrida Solidária da Ascomcer, que contou com 1.342 participantes. A 5ª Corrida da Unimed foi realizada em Novembro, e 2.121 atletas participaram. A última etapa foi a 2ª Corrida do Bahamas, realizada em dezembro. Além disso, a Secretaria de Esporte e Lazer promoveu a 73ª Corrida da Fogueira, que contou com 2.196 corredores.
“Pedala JF” comemora aniversário da cidade sobre duas rodas
Esse ano, a SEL promoveu também o “Pedala JF 172 anos”, evento ciclístico que fez parte das comemorações de aniversário de Juiz de Fora, em 28 de maio, que contou com 350 ciclistas. O trajeto adulto teve mais de 13km de extensão, com a saída da Praça Antônio Carlos, no Centro.
A Copa Comissões de Administração de Espaços Esportivos Municipais, a Caem, é a primeira competição de futebol amador do ano e já está inserida no calendário esportivo da cidade de Juiz de Fora há mais de 20 anos. A disputa é realizada nas categorias Adulta (+18), Veterana (+35), Master (+40), Super Master (+45), Sênior (+52), Feminina (+16), com destaque para a criação de uma nova categoria, a Super Sênior (+59). Neste ano, 966 pessoas entre atletas e pessoas da comissão técnica participaram da Copa, além de 42 equipes.