Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o “Programa de Incentivo às Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Juiz de Fora”, criado na atual gestão da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), levou representantes dos agentes de reciclagem para a 9° edição da ExpoCatadores, em São Paulo. O objetivo do evento internacional é discutir avanços na cadeia produtiva de recicláveis de forma sustentável e inclusiva, além de promover a valorização da categoria.
Com cerca de três mil agentes de reciclagem, o evento reúne especialistas em gestão de resíduos sólidos do Brasil e da América Latina. São três dias de atividade, que começaram nesta segunda-feira, 12. Este ano o foco é na Economia Circular Inclusiva e no Cooperativismo Solidário.
A PJF realiza encontros semanais com representantes da Associação Lixo Certo (Alicer), da Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares), da Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf), da Associação Deus é Maior (Adem) e da Associação Coleta Seletiva – JF. As reuniões são mediadas pela secretária de Governo, Cidinha Louzada, em conjunto com o secretário Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, e a diretora-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Ana Luisa Guimarães. O objetivo é promover ações de valorização da categoria e discutir a melhoria da política de resíduos sólidos do município.
Cidinha Louzada destacou o empenho do Executivo em valorizar as associações e cooperativas. “Sabemos a importância do trabalho dos agentes de reciclagem para o meio ambiente, por estamos dispostos a implantar inovações no nosso município. Para isso, a participação na ExpoCatadores é fundamental. Juntos já avançamos muito na política de valorização das associações e cooperativas, inclusive com a criação do Programa de Incentivo. Vamos seguir com o trabalho integrado e espero que os agentes de reciclagem retornem do evento repletos de ideia”, afirma.
Mauro Barbosa, da Alicer, ressaltou que os conhecimentos adquiridos na 9° edição da Expocatadores contribuirão para apresentar novas ideias e pontos de vista nas reuniões semanais na PJF. “O evento é o melhor para debater o futuro da coleta seletiva”, pontua.