Novembro Azul – Servidores da Cesama recebem orientações e realizam exames voltados para saúde masculina

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), na manhã desta terça-feira, 22, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) deu início às atividades do Novembro Azul na companhia. Até esta sexta, 25, a equipe do Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho (Dest) da Cesama irá visitar diversas unidades da empresa, dando orientações sobre saúde masculina e realizando exames preventivos. A iniciativa faz parte do Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho da companhia. Até junho de 2023, o programa irá promover ações educativas sobre temas como prevenção de lesões, dependência química, hábitos saudáveis, saúde mental e osteomuscular.

A assistente social da Cesama, Luciana Tirapani, contou que os encontros irão além de orientações sobre o câncer de próstata, foco do Novembro Azul, abordando também o câncer de pênis, testículos e doenças crônicas. “Durante as visitas da nossa equipe, os empregados poderão fazer exames de urina que detectam algumas patologias dos rins e do trato urinário. Assim, poderemos traçar um perfil epidemiológico dos nossos trabalhadores e investir em tratamentos precoces”, afirmou a assistente social, lembrando ainda que os trabalhos contam com o apoio de uma técnica de enfermagem do Grupo Você e das integrantes da Liga Pré-Renal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os serviços tiveram início na Regional Leste e no Almoxarifado da Cesama, contando com a participação de 55 empregados. “Todos aqui estavam muito empenhados e interessados nas atividades, perguntado sobre o assunto e fazendo os exames. É uma ação extremamente importante e que deveria acontecer mais vezes”, avaliou o chefe da Regional Leste da companhia, Márcio Simões Rogel.

Origens do Novembro Azul

O Novembro Azul surgiu em 2003 na cidade de Melbourne, na Austrália, idealizado por Travis Garone e Luke Slattery. Inspirados por uma campanha que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, eles decidiram deixar o bigode crescer e associar o gesto à conscientização sobre a saúde masculina. A ação teve início em novembro, pois, no dia 17 desse mês, já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.
Com o passar dos anos, a campanha se espalhou pelo mundo, passando a ser conhecida também como “Novembro Sem Barbear”, visto que os homens passaram a deixar seus bigodes crescerem em apoio à causa. O movimento chegou ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto “Lado a Lado pela Vida”, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.