PJF e Sesi assinam protocolo de intenções para implantação de nova escola em Juiz de Fora

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF e o Serviço Social da Indústria (Sesi) assinaram nesta segunda-feira, 21, um protocolo de intenções para a implantação de uma escola na cidade. A Escola Sesi será construída em um terreno de aproximadamente 6 mil metros quadrados na Rua Francisco Romanelli, bairro Mariano Procópio, e visa integrar a oferta de ensino regular em diferentes níveis, com foco no público trabalhador e seus dependentes, estendendo o atendimento à comunidade geral.

A prefeita Margarida Salomão destacou a importância do empreendimento para a educação na cidade. “É uma satisfação pessoal a assinatura deste protocolo. É mais uma escola para Juiz de Fora, e é uma escola importante pela tradição pedagógica do Sesi/Senai. Nós temos certeza que estamos inaugurando um empreendimento vitorioso, e fico muito satisfeita que nós possamos consagrar essa parceria. Em Juiz de Fora, que é um grande polo educacional e um grande polo de trabalho qualificado, este tipo de investimento deve sempre ter um tratamento prioritário”.

Gerente regional de Operações do Sesi/Senai, Humberto Rezende relatou o orgulho pelo início do projeto em Juiz de Fora. “Hoje, as escolas Sesi são a maior rede privada de educação regular do estado, com 36 escolas e mais de 20 mil alunos. Será uma escola super moderna, com todos os equipamentos de última geração, como tablets, computadores, notebook, tecnologia 3D, robótica, entre outros. Será uma escola de referência na Zona da Mata. Esperamos que no início de 2023 as obras comecem”.

O presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Heveraldo Lima de Castro, ressaltou os impactos positivos que a nova escola trará para a cidade. “Nós estamos muito empenhados nesse projeto. Para a cidade de Juiz de Fora, esta escola será muito importante, e também para o sistema Sesi/Senai. É um presente para o público e para a população da cidade”.

O empreendimento terá três pavimentos, totalizando cerca de 8.500 m² de área construída. A instalação da Escola envolverá a contratação de 70 funcionários diretos por mês e ainda 300 empregos indiretos ligados à cadeia da construção civil e serviços. Instalada, atenderá a cerca de 2.000 alunos quando do atingimento da capacidade máxima da escola, com a oferta de educação regular no ensino fundamental I e II e Ensino Médio. O Sesi estima um investimento aproximado em torno de R$ 35 milhões, podendo o valor variar de acordo com as necessidades do empreendimento e das condições econômicas. A previsão de execução da obra está inicialmente estimada em 24 meses.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade, Ignacio Delgado, “o projeto contribuirá com o processo de revitalização e ocupação da região, integrando-se aos equipamentos do entorno já instalados como o Shopping Jardim Norte, bem como com o hospital regional em processo de implantação. A localização do empreendimento permite atender a um público variado tanto da área central do município e adjacências, quanto oriundos da Zona Norte da cidade, considerando o acesso de diferentes linhas de transporte público que servem a região. A proximidade com o terminal rodoviário abre ainda a possibilidade de atração de estudantes de cidades circunvizinhas, independente de transportes fretados, considerando ser a cidade um polo educacional regional”.

Segundo a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas e coordenadora da Ciaane, Aline Junqueira, “é importante que mais uma vez a gente retoma a importância da Câmara integrada de análise de novos empreendimentos que busca sempre dar celeridade nas questões de interesse público do município. E uma escola voltada para os trabalhadores, nesse perfil, é muito importante. É um momento muito importante pra gente”.

A aprovação do projeto foi realizada pela Câmara Integrada para Análises e Aprovação de Novos Empreendimentos (Ciaane),  criada pelo Decreto Municipal 14.479, em abril do ano passado. A Câmara é composta pelas Secretarias de Planejamento Urbano (Sepur), de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), e da Fazenda (SF), além Procuradoria-geral do Município (PGM), e coordenada Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur).
O evento de assinatura contou com a presença, também, do diretor da Fiemg, Aurélio Marangon Sobrinho, e do diretor do Senai de Juiz de Fora, Vander Montessi.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.