Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o segundo dia da ação “Caminhando pela História” proporcionou para 33 pessoas a oportunidade de conhecer um pouco da história de Juiz de Fora, percorrendo algumas de suas mais importantes ruas e pontos turísticos, alguns dos quais pouco conhecidos. A caminhada faz parte das celebrações do Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta terça-feira, 27.
A atividade foi bem recebida pelos participantes e despertou novos olhares sobre a história e cultura local, fortalecendo a valorização do que a cidade tem de melhor. A iniciativa é da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), organizada pela Secretaria de Turismo (Setur).
O percurso foi dividido em dois turnos. Na parte da manhã, foi apresentado um breve histórico do Paço Municipal; Câmara Municipal; Painéis Portinari – Quatro Estações e “Cavalos”; Calçadão da Rua Halfeld; Museu do Crédito Real; Praça da Estação e Mercado Municipal. Além de visitas guiadas pelo Cine-Theatro Central, Biblioteca do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) e Museu Ferroviário.
Já na parte da tarde, o grupo conheceu, internamente, o Colégio Santa Catarina e a Igreja Nossa Senhora da Glória, no qual se encontram o cemitério e a fábrica da centenária cerveja artesanal Hofbauer. Esta ação foi inédita pois, pela primeira vez, um grupo de turistas teve acesso ao interior do convento da Igreja da Glória onde é produzida a cerveja desde 1894.
“Caminhar para explorar um destino é tão natural, uma coisa que a gente faz bastante quando viaja para um lugar desconhecido e fazemos o chamado walking tour. No entanto, quando estamos em nossa cidade não costumamos realizar tais atividades. O que seria uma ótima oportunidade para conhecer melhor sobre o lugar onde moramos, sua história, arquitetura e sua cultura”, disse o historiador Jefferson Pereira Júnior, que foi o guia do primeiro grupo de pessoas.
Já no Colégio Santa Catarina, a coordenadora da pastoral escolar, Fabíola Furtado, disse que “quando recebemos o convite da Setur acolhemos com muito carinho justamente para as pessoas poderem conhecer, além da beleza arquitetônica que o colégio tem, a conservação do patrimônio e a história. As pessoas se surpreenderam principalmente pela conservação. Muitos perguntavam se a pintura era original e temos orgulho de dizer que sim, é uma pintura original. Toda essa parte é original. Nós fomos ao salão nobre, lá é tudo preservado, a capela. O salão nobre tem a marca registrada que são os ‘tijolinhos coloridos’ que vieram da Alemanha juntamente com as irmãs”.
O secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, destacou que esse projeto tem o objetivo de fazer com que o Juiz de Fora se conheça e reconheça. “A visita de hoje na cervejaria Hofbauer contribuiu para fortalecer o trabalho de tornar a cidade a capital mineira da cervejaria especial. Temos um patrimônio enorme desconhecido, que todos estão tendo a oportunidade de conhecer. Esse é um grande privilégio”, disse o secretário.
Os interessados que desejarem continuar conhecendo as belezas de Juiz de Fora podem fazer a inscrição de forma gratuita pelo link. Todos podem participar de duas ou mais visitas, desde que haja disponibilidade. A programação segue até sexta-feira, dia 30, com roteiros diversificados que incluem o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), museus, prédios e obras históricas, além de uma nova visita guiada à centenária cervejaria da Igreja da Glória. Os percursos estão sendo guiados por historiadores, turismólogos, guia de turismo e estagiários da Setur.
Confira a programação:
Quarta-feira, dia 28
Tarde (20 vagas)
14h – Início da caminhada no Paço Municipal, localizado na avenida Barão do Rio Branco, 2234, centro (breve histórico)
Câmara Municipal (breve histórico)
Fórum da Cultura (visita guiada)
Museu de Artes Murilo Mendes (Mamm) (visita guiada)
Memorial da República (visita guiada)
Fim do passeio.
Quinta-feira, dia 29
Noite (20 vagas)
19h – Início da caminhada no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizado no Campus Universitário, Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro Observatório do Centro de Ciências
Fim do passeio.
Sexta-feira, 30
Tarde (15 vagas)
14h – Início da caminhada no Museu Mariano Procópio, localizado na rua Mariano Procópio, 1100, Mariano Procópio (breve histórico)
Colégio Santa Catarina
Tour pela Igreja Nossa Senhora da Glória e Cemitério (breve histórico) Fábrica da centenária cerveja artesanal Hofbauer, no convento da Igreja Nossa Senhora da Glória (breve histórico)
Fim do passeio.